Carros elétricos compensam! Mas só se carregar em casa

Anda louco com a subida dos combustíveis? Pois bem, no mundo da mobilidade elétrica, as coisas não estão muito melhores. Carregar um carro elétrico na rede pública está cada vez mais caro, e ao que tudo indica, é uma tendência que veio para ficar.

Carros elétricos compensam! Mas só se carregar em casa

Golf, GTE, Híbrido, Carregar

Portanto, logo a partir do fim do verão de 2021, foi possível começar a ver um aumento no custo da eletricidade e ademais taxas em cada carregamento. Pouco tempo depois, no final de 2021, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou as novas tarifas da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), a Mobi.e, para 2022. Claro, o alarme tocou para os utilizadores de automóveis elétricos! No entanto, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática decidiu anular o aumento, compensando-o através de um desconto, nas faturas dos utilizadores de carros elétricos, tudo pago pelo Fundo Ambiental.

Mas os aumentos continuam! Especialmente agora em 2022, que a grande maioria dos comercializadores atualizou a sua tabela de preços.

Ainda assim, comprar um elétrico é ainda o caminho a seguir! Mas tem de ter a plena noção que a compra só irá valer a pena, se conseguir carregar em casa. Seja a partir do carregador incluído com a compra do automóvel, ou através de uma WallBox. 

Entretanto, para clarificar os custos deste tipo de automóvel, a Deco Proteste fez uma análise muito interessante, como pode ver em baixo.

Se quiser ter ideia dos custos relacionados com o carregamento de um automóvel elétrico num posto de carregamento público (18 kWh a 22 kW), é assim que se dividem as despesas:

Como pode ver, mais ou menos metade da fatura pertence a tarifas e a impostos, enquanto o resto é apenas a eletricidade propriamente dita. Curiosamente, um caso muito similar ao que já acontece na comercialização de gasolina e gasóleo, em que ~60% do preço é imposto.

- Advertisement -
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Acabou-se o Burnout? Como a IA está a criar o conceito de Preguiça Terapêutica

A "preguiça terapêutica" (bed rotting, em inglês) começou por...

9 mitos sobre carros que devias esquecer de vez em 2025

Há conselhos sobre carros que parecem vir inscritos numa...

Combustíveis iam descer muito… Mas já não vão.

Como estamos fartos de dizer, apesar dos impostos em...

Combustíveis: Grandes descidas já na segunda-feira!

Já ninguém liga muito ao sobe e desce dos...

Formas de deixar o teu router mais rápido sem gastar um cêntimo

Internet lenta é daquelas coisas que conseguem estragar o...