Há mistérios que são difíceis de explicar e este é um deles. É que os veículos da Tesla estão a travar de repente sem nenhuma razão aparente. Escusado será dizer que isto está a assustar as pessoas e neste momento já há mais de cem queixas nos últimos três meses. Quem o revela é a publicação The Washington Post.
Fantasmas estão a fazer os carros da Tesla travar de repente!
Esta tem sido uma questão persistente para este fabricante automóvel. Em Outubro, o CEO da Tesla Elon Musk revelou no Twitter que a empresa foi forçada a fazer um roll back para a versão 10.3 do sistema de condução autónoma depois de problemas com falsas eventuais colisões e travagens fantasma.
No entanto, as queixas não param de aumentar. Neste momento já foram feitas 107 queixas nos últimos três meses, em oposição às 33 dos 22 meses anteriores.
Numa das queixas pode ler-se que quando se está a utilizar o controlo adaptativo ocorrem vários episódios de travagens fantasma. Isto sem qualquer outro carro ou peão por perto.
Já se percebeu que eventualmente se trata de um problema de software que tem realmente de ser resolvido. É que isto pode matar uma pessoa de susto.
Por tudo isto que se está a passar a Tesla está a ser acusada de lançar veículos com uma tecnologia muito prometida mas que está longe de ser finalizada. Ou seja a condução autónoma.
De facto, os tempos não têm estado fáceis para a Tesla.
Recentemente um hacker de 19 anos conseguiu atacar 25 veículos Tesla em 10 países utilizando apenas a Internet. Este jovem alemão chamado David Colombo diz que consegue abrir à distância as portas dos Tesla e ainda colocá-los em funcionamento!
De facto ele já tem um controlo remoto dos veículos. Mas atenção porque ele não pretende causar estragos. Na realidade quer avisar os donos dos automóveis mas na realidade não tem forma de os contactar.
Ele não explicou como é que conseguiu acesso aos veículos. No entanto revelou um dado curioso. É que este ataque foi possível, não devido a uma vulnerabilidade por parte da Tesla, mas sim por culpa dos utilizadores.
Neste momento o que é possível fazer é verificar a localização dos veículos, abrir as portas e janelas, colocar música a tocar e até acender as luzes.
No entanto ele assinalou que não consegue interferir com a condução de ninguém. Isto deixa de fora algumas acções mais perigosas.
Entretanto a Tesla já começou a investigar esta situação e está a emitir certificados de segurança para os seus veículos. Isto para manter terceiros fora do carro.
Lembro que o propósito deste hacker não foi causar qualquer problema mas sim fazer algo conhecido por ethical hacking. Ou seja, alguém encontra num sistema apenas para encontrar vulnerabilidades e avisar os fabricantes.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!