O uso de grafeno em baterias, não só nos carros elétricos, mas também nos smartphones e portáteis, é algo que já anda a ser falado e desenvolvido há uma série de anos. Uma tecnologia que traz uma série de vantagens relativamente ao que podemos encontrar atualmente no mercado, onde claro está, temos de destacar os carregamentos super-rápidos.
Pois bem… Acabaram os testes! Já temos carros elétricos com baterias de nova geração!
Carros elétricos com Grafeno na bateria? Vai ser uma revolução
Portanto, o mundo automóvel Chinês está a fazer uma aposta tremenda na mobilidade elétrica. Afinal de contas, há alguns dias atrás noticiámos a finalização de mais de 50 automóveis baseados em baterias ‘Solid State’ na região, e agora, noticiamos a chegada do primeiro carro a fazer uso de baterias de grafeno, o Aion V!
Pois bem, o Aion V é um crossover elétrico produzido pela Aion, uma empresa do grupo Chinês GAC. Empresa essa, que afirma ser capaz de conseguir começar a produção em massa já em Setembro.
Ok… Mas o que tem o grafeno de tão especial? É simples, o Aion V pode ir dos 0% aos 80% em apenas 8 minutos!
O grafeno é um melhor condutor de eletricidade comparativamente ao cobre, sendo 200 vezes mais resistente que o aço, ao mesmo tempo que também é 6 vezes mais leve. Em paralelo, também é um material capaz de armazenar grandes quantidades de energia, numa quantidade de tempo muito reduzida. É exatamente por isso que o Aion V pode ser carregado a 600 A, o que por sua vez significa uma carga de 80% em apenas 8 minutos. (Sim! 10% por minuto).
Infelizmente, a fabricante não avançou com a capacidade da bateria, por isso, não podemos tirar conclusões mais interessantes que estas. Ainda assim, temos aqui o início de algo que pode mesmo revolucionar o mundo da mobilidade elétrica. Aliás, a GAC não é a única empresa a ‘brincar’ com o grafeno, visto que a Tesla também está a desenvolver as suas próprias soluções, e na verdade, até a Samsung está interessada na integração da tecnologia nos seus aparelhos mobile.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!