Carros com mudanças automáticas: cuidado isto está errado!

As transmissões automáticas estão presentes nos automóveis há mais de um século. Claro que ao longo dos anos passou por várias atualizações, melhorando gradualmente em termos de estabilidade, resistência e acessibilidade. É graças a esta evolução constante que as transmissões automáticas substituíram efetivamente as transmissões manuais como a configuração automóvel padrão. No entanto continuam a existir várias pessoas que não gostam delas. Os argumentos são muitos. Não se tira tanto rendimento do carro, o carro gasta mais combustível, entre outros. Mas será verdade? De facto, nos carros com mudanças automáticas vamos dizer-lhe quais os grandes mitos.

Carros com mudanças automáticas: cuidado isto está errado!

As transmissões automáticas não aguentam estradas irregulares

É uma noção geralmente aceite que, quando se trata de uma condução mais técnica, uma transmissão manual é preferível a uma automática. Se, por exemplo, estivesse a subir uma colina extremamente íngreme ou a atravessar uma duna de areia instável, o controlo preciso de uma caixa manual seria a melhor opção. No entanto, só porque uma manual seja melhor a lidar com terrenos acidentados, irregulares ou estranhos, isso não significa que uma automática seja uma má aposta.

As mudanças de velocidade automáticas de uma transmissão automática tratam da maior parte dos aspectos complicados das mudanças de velocidade em estradas irregulares, permitindo-lhe concentrar-se mais na direção e na aceleração. Desde que o carro que está a conduzir seja construído para lidar com terrenos irregulares, com uma carroçaria robusta e características como a tração às quatro rodas, então uma transmissão automática funcionará muito bem para uma condução normal.

As transmissões automáticas não podem ser reparadas

É verdade que existem transmissões seladas que pelo menos alegadamente, nunca necessitam de manutenção dos fluidos. Por alguma razão, parte-se do princípio de que todas as transmissões automáticas modernas utilizam esta estrutura, o que significa que, se se avariarem, a única opção é substituí-las completamente.

Mas em primeiro lugar, nem todas as transmissões automáticas são seladas. Isto é uma questão caso a caso que depende da marca, modelo e ano da sua transmissão. Em segundo lugar, e mais importante, as transmissões seladas podem-se drenar, encher e verificar como qualquer outra transmissão. Apenas é necessário o conhecimento correto. É certo que se pode aprofundar este processo. Consequentemente, mais dispendioso do que a manutenção de uma caixa de velocidades tradicional. Mas se a sua transmissão automática selada se avariar, não terá necessariamente de a trocar na totalidade.

Os carros automáticos consomem mais combustível do que os manuais

Tecnicamente falando, costumava ser verdade que as transmissões manuais tinham uma melhor economia de combustível do que as automáticas. As transmissões automáticas mais antigas não regulavam tão bem o consumo de combustível devido a uma combinação de peso e complexidade.

No entanto, as transmissões automáticas registaram grandes progressos em termos de eficiência de combustível nas últimas duas décadas. Graças, em grande parte, a funcionalidades assistidas por computador, como os sistemas stop-start e o cruise control, os automóveis automáticos tornaram-se muito melhores no controlo do consumo de combustível. As transmissões manuais podem ainda ser ligeiramente melhores na conservação de combustível em termos gerais. No entanto a diferença é surpreendentemente pequena.

As transmissões automáticas devem ser colocadas em ponto morto quando paradas

Se aprendeu a conduzir um carro com alguém que conduz principalmente transmissões manuais, essa pessoa pode ter-lhe dito que deve passar para ponto morto quando está parado num semáforo. Este é um bom conselho para um veículo manual, uma vez que a passagem para a posição neutra elimina o desgaste que a caixa de velocidades sofreria por estar parada na mudança, além de poupar algum combustível. No entanto, numa transmissão automática, isto é desnecessário e pouco aconselhável.

A posição de ponto morto numa transmissão automática destina-se apenas a ser utilizada em situações em que se pretende que as rodas se movam sem a intervenção do motor ou da caixa de velocidades.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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