Se fizer isto a carroçaria do seu carro não se vai estragar!

Cuidar bem do seu automóvel nem sempre é fácil, sobretudo em algumas zonas. De facto, em alguns pontos do país há maior probabilidade de surgir ferrugem no seu automóvel do que em outros. A ferrugem no seu automóvel pode causar danos contínuos nos painéis da carroçaria e, em casos muito mais graves, nos componentes da suspensão e do sistema de transmissão. É certo que existem soluções no domínio da reparação de componentes enferrujados, mas a sua melhor aposta é evitar a ferrugem antes que esta tenha oportunidade de acontecer. Assim vamos dizer-lhe os cinco truques para evitar que a carroçaria do seu carro se estrague!

Se fizer isto a carroçaria do seu carro não se vai estragar!

Embora as soluções óbvias possam ser manter o seu automóvel guardado durante o inverno ou mudar-se para um local onde seja menos provável que o seu automóvel enferruje, essas não são exatamente opções viáveis para muitas pessoas.

- Advertisement -

Aplique um revestimento no seu automóvel

A aplicação de um sub-revestimento no seu automóvel é uma das melhores medidas preventivas para evitar a ferrugem. Um sub-revestimento é uma substância pulverizada na parte inferior do seu automóvel e nos componentes da suspensão, impedindo a entrada de humidade no metal. Sem a humidade, a oxidação não é possível. Num mundo ideal, todos os compradores de automóveis novos aplicariam um sub-revestimento protetor contra a ferrugem nos seus veículos antes de a corrosão ter oportunidade de começar. No entanto, se o seu automóvel já estiver a enferrujar e quiser evitar que a situação piore, ainda não é tarde demais.

Carro, iuc, ruído pneus

Existem alguns tipos diferentes de sub-revestimentos. Uma categoria é a dos produtos à base de borracha ou cera que actuam como um escudo preventivo para os componentes importantes do seu automóvel. Idealmente, estes produtos são utilizados quando o automóvel é novo. No entanto, no caso de um carro que já está a começar a apresentar alguma ferrugem superficial, o sub-revestimento à base de óleo é a melhor resposta. O sub-revestimento à base de óleo penetra profundamente no metal e evacua a humidade, travando o processo de ferrugem e impedindo-o de recomeçar.

Lavar regularmente a parte inferior da carroçaria à pressão

A parte de baixo é a parte mais importante do seu carro para manter livre de ferrugem. A ferrugem por baixo da pintura ou um para-choques a enferrujar nas extremidades é irritante, mas os componentes da suspensão enferrujados podem ser perigosos para a sua vida. Para além disso, os componentes do seu sistema de escape que se oxidam podem levar à sua falha. Se o catalisador enferrujar, pode aparecer uma luz de verificação do motor, falhar o teste de emissões, etc.

Uma das soluções mais fáceis é garantir que lava regularmente a parte de baixo do seu automóvel à pressão. Quer tenha uma máquina de lavar à pressão ou tenha de se aventurar numa lavagem de automóveis do tipo “faça você mesmo”, é importante manter os componentes do seu automóvel propensos à ferrugem livres de depósitos da estrada. Assegurar-se de que está a lavar corretamente toda a parte de baixo do seu automóvel, prestando especial atenção aos componentes de escape e à suspensão, pode ajudar muito a evitar a corrosão.

Encerar o seu automóvel

Provavelmente já sabe que encerar o seu automóvel algumas vezes por ano pode manter a pintura com um aspeto brilhante e novo. No entanto, também pode evitar que a carroçaria do seu automóvel enferruje. O revestimento transparente de fábrica do seu automóvel actua como uma camada defensiva entre o metal que compõe a carroçaria e a humidade exterior ou materiais corrosivos. Por isso, é essencial mantê-lo em ótimo estado. Uma das melhores formas de manter a sua pintura saudável é através do enceramento regular.

Sem encerar, a camada transparente da carroçaria do seu carro pode acabar por se dissipar devido à exposição aos raios UV do sol. Quando a camada transparente desaparece, a pintura porosa por baixo pode permitir que a humidade passe diretamente para o metal do veículo. Muitos fabricantes utilizam painéis de carroçaria em aço galvanizado, que actuam como uma última linha de defesa contra a humidade e a ferrugem. No entanto, com tempo suficiente, a humidade consegue passar. Por isso, cuide bem da sua pintura.

Repare quaisquer danos na carroçaria para não aparecer ferrugem

Uma simples lasca pode ser o ponto de partida para uma total tomada de controlo da ferrugem no que diz respeito aos componentes da carroçaria do seu carro. Aplica-se o mesmo princípio acima referido. Quando a camada protetora e as camadas de tinta desaparecem, a humidade pode entrar livremente nos componentes metálicos da carroçaria. No entanto, este processo pode ser extremamente acelerado no caso de lascas ou danos provocados por colisões.

Comprar tapetes de borracha para o chão

Esta pode não ser tão óbvia e, embora a maioria dos carros modernos tenha alguma forma de proteção no piso do chassis, nada é garantido. Por isso, é melhor tomar medidas preventivas. Se vive numa zona onde há muita chuva, os seus sapatos podem ser a força motriz por detrás de um desastre enferrujado debaixo dos seus pés. A água que se infiltra na alcatifa acaba por chegar ao chassis metálico do seu automóvel. Se não for tratada pode acabar por ficar com ferrugem. Uma solução simples para evitar que a humidade entre e atravesse a sua alcatifa é um conjunto de tapetes de borracha.

Entretanto agora já sabe como proteger o seu carro da ferrugem.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.