Biodiesel vs gasóleo: estas são as grandes vantagens!

Os veículos com motores a gasóleo continuam a ser muito comuns e representam mais de um terço dos que circulam na estrada. Ao contrário dos tradicionais motores a gasolina, os motores a gasóleo não têm velas de ignição. Em vez disso, para obter a explosão necessária aos motores de combustão interna para queimar combustível e pôr o veículo em movimento, baseiam-se na compressão. Isto acrescenta alguma fiabilidade ao motor, bem como uma melhor vida útil. Apesar disto ainda há melhorias que podem chegar ao gasóleo. Isto graças a uma alternativa biodegradável. O combustível biodiesel não é uma ideia nova mas tem vindo a tornar-se cada vez mais importante como alternativa ao gasóleo!

Biodiesel vs gasóleo: estas são as grandes vantagens!

O gasóleo é refinado a partir do petróleo bruto, tal como o petróleo tradicional. E, tal como o petróleo normal, o gasóleo produz poluentes que são queimados na atmosfera. O biodiesel, por outro lado, é produzido de forma um pouco diferente, e pode, de facto, surpreendê-lo. É um processo relativamente fácil que está a ganhar popularidade suficiente para que a Boeing tenha estabelecido o objetivo de que todos os seus aviões comerciais utilizem exclusivamente biocombustível até 2030. Então, o que há de tão diferente no biodiesel em relação ao gasóleo?

- Publicidade -

incêndios nas bombas de gasolina, meter combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo, incêndio abastecer

O biodiesel é uma fonte de combustível alternativa, renovável e biodegradável. É feito a partir de uma mistura de gasóleo e óleos vegetais modificados. Ou seja, os mesmos ingredientes que utiliza para cozinhar o seu jantar. O óleo de soja é o principal óleo utilizado, mas a parte “bio” da mistura também pode vir de algas, óleo de canola e sebo animal.

O biodiesel reduz a quantidade de emissões que poluem a atmosfera e já é uma fonte de combustível testada e comprovada. A maioria do gasóleo vendido nas estações de serviço lá fora já mistura biodiesel nas suas bombas de gasóleo. Uma bomba de gasóleo com o rótulo B5 consiste em 5% de biodiesel e 95% de gasóleo. Existem misturas maiores, como a B20, mas estas estão reservadas aos veículos comerciais. Além disso, o preço para criar combustível biodiesel é quase o mesmo que o do gasóleo de petróleo.

combustíves, gasolina, gasóleo, meteu combustível

O desafio de produzir combustível 100% biodiesel é a sua natureza vegetal.

É suscetível de se estragar, tal como os produtos que guarda em casa. Se o combustível biodiesel estiver a uma temperatura quente durante demasiado tempo, pode potencialmente desenvolver bolor. Ou seja, não é bom para nenhum veículo. Por outro lado, se estiver a temperaturas negativas, endurecerá e causará problemas quando os consumidores tentarem abastecer. Até que a tecnologia melhore, os fabricantes de automóveis não recomendam uma mistura superior a B5 para veículos de passageiros. Felizmente, alguns investigadores do MIT desenvolveram um método para produzir biocombustíveis a partir de matérias-primas não alimentares.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.