Se o seu carro faz isto pode parar a qualquer momento!

Todos os motores são concebidos para durarem o máximo possível. No entanto, isto nem sempre acontece. Dito isto, quer seja devido a um problema aleatório ou a alguns maus hábitos por parte dos utilizadores, um carro pode começar a apresentar características invulgares e preocupantes quando está perto de falhar. Assim se o seu carro faz isto pode parar a qualquer momento!

Se o seu carro faz isto pode parar a qualquer momento!

Grande consumo de óleo

Em média, os motores a gasóleo são maiores e funcionam a temperaturas mais elevadas do que os seus equivalentes convencionais. Afinal, um motor a gasóleo brilha em viagens de longo curso, pelo que necessita de mais músculo e lubrificação para manter a sua velocidade e desempenho. Dito isto, mesmo um motor a gasóleo só precisa de uma certa quantidade de óleo numa base regular. Se o seu motor a gasóleo estiver a consumir óleo a potes é sinal de que algo está errado.

- Advertisement -
pouring changing car engine oil

Tal como nos motores convencionais, o consumo excessivo de óleo num motor a diesel é normalmente causado por uma fuga algures na carcaça ou nos componentes, permitindo que o óleo saia do motor e entre em locais onde não é suposto estar. Não só pode ser dispendioso estar constantemente a atestar o óleo, como também pode ser um sinal de falha ou desgaste em vários pontos.

Vaporização percetível

Sabe como os pistões de um motor utilizam uma mistura de ar-combustível para fazer faísca e empurrar para baixo? Por vezes, devido à falta de uma vedação hermética no cilindro, um pouco dessa mistura ar-combustível pode passar pelo pistão e escapar para o cárter. Isto pode resultar num som caraterístico de borbulhar vindo do motor.

problemas graves no carro

Entretanto se os cilindros, os anéis do pistão ou o cárter estiverem todos a desgastar-se ao mesmo tempo, haverá muitos fumos a sair do motor ao mesmo tempo, o que não é seguro nem saudável para quem estiver por perto.

Fumo colorido

Nunca se quer ver qualquer tipo de fumo a sair do motor a gasóleo. Mesmo nos filmes, um fluxo de fumo a sair debaixo do capô de um veículo é um indicador seguro de que algo de mau está prestes a acontecer. Já seria suficientemente mau se o fumo fosse branco ou preto, indicando um problema com o processamento do combustível ou com a combustão, respetivamente, mas o grande sinal de aviso com que se deve preocupar é se o fumo tiver uma cor azul distinta.

cores do fumo de escape

Se o seu motor a diesel estiver com um fumo de cor azul, isso é um sinal de que está a queimar o seu abastecimento de óleo para além do combustível diesel, provavelmente devido a resíduos de óleo acumulados nas paredes do cilindro. Isto pode ser o resultado de uma superabundância de óleo no motor, bem como de deformações nos anéis dos pistões, válvulas ou cilindros.

Perda de potência

Um dos grandes atrativos dos motores a diesel é o facto de a sua potência ser geralmente superior à de um motor convencional. No entanto, ao longo do tempo, essa potência pode começar a diminuir lentamente. Esta é uma caraterística comum de um motor diesel antigo e desatualizado. Embora o problema também se possa manifestar em motores mais recentes nas circunstâncias certas (ou melhor, nas circunstâncias erradas).

motor com problemas, problemas graves no carro

A chave para a potência caraterística de um motor a gasóleo é a qualidade do seu combustível. O gasóleo pode conter várias impurezas e detritos, mais do que a gasolina normal, que podem inibir as funções regulares do motor. Normalmente, estas impurezas são filtradas pelo filtro de combustível. Mas se o filtro estiver entupido ou danificado, toda essa sujidade solta acaba por entrar no motor e desequilibra todo o processo.

Assim tenha cuidado com tudo isto para o seu carro não parar.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.