Cuidado: se o seu carro começou a abanar verifique já isto!

É alarmante quando o seu carro começa a abanar, especialmente se for muito perceptível. Para além disso isto pode dever-se a várias coisas. Como tal nem sempre é fácil chegar-se a um diagnóstico. No entanto se tiver uma pista pode onde começar será mais fácil descobrir a razão. Assim vamos dizer-lhe o que pode deixar o seu carro a abanar.

Não é normal que o seu automóvel trema. Pode haver uma série de causas, algumas das quais são baratas e fáceis de resolver, enquanto outras são mais caras e perigosas se não forem resolvidas.

Cuidado: se o seu carro começou a abanar verifique já isto!

Problemas nos travões

O seu automóvel treme mais quando aciona os travões? Em caso afirmativo, o diagnóstico pode ser tão simples como um disco de travão deformado. Esta vibração é normalmente sentida através do seu pedal de travão e de todo o veículo. A pinça de travão também pode estar presa, o que pode ser identificado por um odor a queimado e um volante vibrante.

razões para o chiar dos travões, desgaste das pastilhas, pastilhas de travão dianteiras, pastilhas de travão dianteiras

Peças gastas

Componentes do veículo desgastados ou danificados podem causar vibrações. Um exemplo é o eixo de transmissão, que transmite a força de rotação do motor (binário) para as rodas. Se estiver dobrada, faz com que todo o veículo abane ou vibre, especialmente quando acelera.

Outros sinais são dificuldade em virar, ruídos de rangidos, estalidos ou pancadas

Para determinar se esta é a causa, verifique se as braçadeiras estão seguras e veja se consegue detectar sinais de fuga de lubrificante.

Pneus

Os pneus velhos e carecas podem causar vibrações na estrada. Da mesma forma, os pneus que não estão adequadamente cheios ou que estão danificados podem ser os culpados pela sensação de vibração que está a sentir.

Caiu num buraco

Examine cada um dos seus pneus. Verifique a profundidade do piso – 1,6 mm é o requisito mínimo legal – e certifique-se de que têm a pressão correta. Depois de ter feito isto, inspecione-os para ver se têm algum dano.

Por vezes, a rotação dos seus pneus pode resolver o problema. No entanto, se detetar quaisquer fissuras, protuberâncias ou manchas carecas, deve substituí-los imediatamente.

Problemas no eixo

Se um dos eixos do seu carro ficar torto, o que por vezes acontece depois de um acidente de viação, pode fazer com que o veículo trema, e a intensidade pode aumentar à medida que acelera. Só é provável que seja esta a causa se o seu carro tiver estado recentemente envolvido numa colisão.

Rodas desequilibradas

Ocasionalmente, as rodas, e não os pneus, são a fonte do abanão do carro, principalmente se estiverem desequilibradas ou desalinhadas.

capacidade dos travões, erros a lavar o carro, pneus do carro, barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

As rodas desequilibradas oscilam frequentemente ou parecem mover-se para cima e para baixo. Para as reparar, um mecânico mede a distribuição do peso de cada conjunto de rodas e adiciona pesos conforme necessário.

Mesmo um ligeiro desalinhamento das suas rodas pode fazer com que o seu volante pareça estar a abanar. Felizmente, as oficinas podem verificar isso por si e fazer os ajustes necessários através do alinhamento das rodas.

Problemas de motor

Por vezes, o motor não recebe a quantidade certa de ar ou combustível para funcionar corretamente, o que pode fazer com que o carro trema. Pode precisar de um novo conjunto de velas de ignição ou de substituir o filtro de combustível.

Quando a culpa é dos problemas do motor, pode também notar que o seu automóvel não está a funcionar corretamente e que a luz de verificação do motor aparece no seu painel de instrumentos. Saiba mais sobre o funcionamento de um motor neste guia.

Problemas de direção assistida

Se o abanão acontece quando vira, pode dever-se a pouco fluido da direção assistida. Este fluido cria uma ligação hidráulica entre as rodas dianteiras e o volante, facilitando-lhe a viragem, e lubrifica várias partes do sistema.

direção assistida com problemas

Como pode imaginar, sem lubrificação, alguns componentes podem começar a roçar uns contra os outros, causando uma sensação de trepidação ou abanão.

Outras situações

Se notar que o seu carro abana a alta velocidade, um dos culpados mais comuns são os pneus desalinhados. Mesmo os pneus ligeiramente desalinhados podem fazer com que o veículo trema quando atinge velocidades mais elevadas e o seu volante também pode tremer.

Porque é que o meu carro abana quando o ligo?

Uma sensação de trepidação ou vibração quando liga o seu carro pode ser causada por problemas no seu motor devido a falta de ar ou velas de ignição defeituosas.

Se a trepidação for causada por falta de ar, pode também notar fumo negro no escape e é provável que o seu automóvel pare.

Porque é que o meu carro abana quando travo?

Uma razão comum pela qual pode notar uma trepidação ou “vibração dos travões” são os discos dos travões, que podem ficar envoltos em óleo e sujidade ao longo do tempo. Os rotores dos travões também podem ser os culpados. Estes são pressionados pelas pastilhas de travão para abrandar o veículo, por isso, quando estão desequilibrados ou deformados, podem causar vibrações.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados