Connect with us

Especiais

Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Será má ideia deixar o telemóvel a carregar enquanto dorme? Muitas pessoas têm medo de o fazer, mas será que há razão para isso?

Todos nós já o fizemos! Antes de irmos dormir, ligamos o nosso smartphone ao carregador, para no outro dia começarmos o dia logo com 100% de bateria, faz todo o sentido não é?

Claro que sim, mas quando ouvimos pela boca de amigos que carregar durante a noite pode danificar a bateria ficamos com dúvidas, o que é normal, eu próprio já fui ao amigo Google com esta questão em mente.

A resposta é muito simples… SIM ! Claro que pode deixar o seu smartphone a carregar durante a noite, mas nem sempre foi assim, por isso vamos falar mais um pouco disto e também dar alguns conselhos para que a sua bateria dure o mais possível.

Leia também

 

Baterias de Lithium

Telemóvel carregar

Se ainda não sabe, a maioria dos aparelhos hoje em dia possuem baterias de Lítio, mas não há muito tempo, estas eram feitas com Níquel tal como as vulgares pilhas que por vezes ainda temos de comprar no supermercado.

Estas baterias de Níquel tinham tendência para ter uma memória cíclica, se não as carregasse completamente entre cada ciclo, elas poderiam “esquecer” a sua capacidade máxima, basicamente aquilo que conhecíamos como “Bateria Viciada

  • Quem nunca meteu uma bateria no congelador, porque perdia o “vício” ? ahah

Felizmente, as novas baterias à base de lítio não sofrem deste problema, e não foi só esta melhoria que trouxeram, as baterias de lítio revolucionaram os telemóveis!

Conseguem ter uma grande capacidade de bateria com um tamanho reduzido, isto com um tempo de vida significativamente maior e um tempo de carga mais baixo.

O grande problema destas baterias, é apenas a sensibilidade à temperatura.

As melhores práticas de carregamento

Telemóvel carregar

Cada bateria de lítio é capaz de um número finito de ciclos de carga-descarga, por isso a capacidade da bateria reduz ligeiramente com cada ciclo.

É necessário evitar dentro do possível fazer ciclos completos.

  • Tente manter a carga da sua bateria entre os 40-80%, se achar isto difícil, tente pelo menos evitar ficar com menos de 40% frequentemente.

A funcionalidade de carregamento rápido aquece muito a bateria, e as baterias não gostam de calor !

  • Tente não usar o carregamento rápido sempre que carregar o seu telemóvel, a maior parte destes sistemas aquece bastante a bateria, o que a pode danificar, diminuindo o seu tempo útil de vida.

Apesar destas baterias não ficarem viciadas, o seu telemóvel pode ter dificuldades em perceber a sua capacidade de bateria actual, por isso pode ter de re-calibrar a bateria. Como é que isto se faz ?

  • É simples, use o seu telemóvel até que ele se desligue, depois carregue-o desligado até à sua capacidade máxima(100%).
  • Finalmente, ligue o seu telemóvel e assegure que está completamente carregado, se não estiver, desligue e continue a carregar, repita este procedimento uma vez por mês para ter a certeza que a sua bateria está a funcionar no máximo da sua capacidade.

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement Banner ESET

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos