(Especial) Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?

Está é uma das maiores dúvidas dos utilizadores… Será má ideia deixar o telemóvel a carregar enquanto dorme? Muitas pessoas têm medo de o fazer, mas será que existem razões para isso?

Bem, antes de mais nada, a verdade é que todos nós já o fizemos! É quase um ritual para a grande maioria dos utilizadores, ao antes de ir dormir, ligar o smartphone ao carregador para no outro dia começar logo com aqueles belos 100% de bateria! Faz todo o sentido não é?

Claro que sim, o problema é quando ouvimos da boca de amigos ou conhecidos que carregar o telemóvel durante a noite pode danificar a bateria, causando o tão badalado efeito da ‘Bateria Viciada‘.

Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?

Huawei SuperCharge,Huawei Mate 40

Portanto, a resposta é muito simples… Sim, pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite! Mas na verdade, as coisas nem sempre foram assim. Existiam mesmo alguns perigos associados a esta prática, que felizmente fazem agora parte do passado.



Baterias de lítio

baterias amovíveis

Caso não saiba, a esmagadora maioria dos smartphones vendidos hoje em dia contam com baterias de Lítio. Contudo, não foi assim há tanto tempo que o mais comum era ver baterias baseadas em Níquel, tal e qual as vulgares pilhas que por vezes ainda temos de comprar no supermercado.

Dito isto, estas baterias de Níquel tinham tendência para ter uma memória cíclica. Ou seja, se não as carregasse completamente entre cada ciclo, elas poderiam “esquecer” a sua capacidade máxima, basicamente o efeito que é conhecido como “Bateria Viciada” (Quem é que nunca meteu uma bateria no congelador, porque esta perdia o “vício”)

Felizmente, as novas baterias à base de lítio não sofrem deste problema. Mas se pensa que esta é a única vantagem, está muito enganado. As baterias de lítio revolucionaram o mundo dos telemóveis!

Afinal de contas, conseguem ter uma grande capacidade de bateria ao mesmo tempo que têm um tamanho super compacto. Isto ao mesmo tempo que asseguram um tempo de vida significativamente maior e um tempo de carga mais baixo.

Em suma, o grande problema destas baterias modernas, é apenas a sensibilidade à temperatura.

As melhores práticas de carregamento para os smartphones modernos

bateria

As baterias de lítio não viciam, mas perdem capacidade à medida que os seus ciclos vão sendo utilizadores. Ou seja, cada bateria deste tipo é capaz de um número finito de ciclos de carga-descarga, por isso a capacidade da bateria reduz ligeiramente com cada ciclo.

Por isso, é necessário evitar (dentro do possível) fazer ciclos completos.

  • Assim, tente manter a carga da sua bateria entre os 30-80%. Entretanto, see achar isto difícil, tente pelo menos evitar ficar com menos de 30% frequentemente.

A funcionalidade de carregamento rápido aquece muito a bateria, e as baterias não gostam de calor !

  • Tente não usar o carregamento rápido sempre que carregar o seu telemóvel. (E evite utilizar o smartphone enquanto este está a carregar)

Apesar destas baterias não ficarem viciadas, o seu telemóvel pode ter dificuldades em perceber a sua capacidade de bateria actual. Por isso pode ter de re-calibrar a bateria. Como é que isto se faz ?

  • É simples, use o seu telemóvel até ao fim da sua bateria, e depois carregue-o desligado até à sua capacidade máxima. (Faça isto apenas e só para calibrar a bateria, as baterias não gostam de chegar aos 0%)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Água oxigenada: o grande truque para a máquina de lavar

Com o passar do tempo as máquinas de lavar roupa podem acumular uma série de problemas. O calcário é um deles. No entanto, há...

Esta é a melhor forma de limpar a máquina de lavar roupa!

As máquinas de lavar roupa deixam as nossas peças de vestuário limpas, a cheirar bem e frescas. No entanto é fácil esquecermo-nos como é...

Trocar de smartphone: Qual é a melhor altura?

Como deve imaginar, a Leak.pt testa dezenas de smartphones todos os anos, repartidos pelas diferentes gamas de preço deste mercado, como tal, temos uma...

Smartphones dobráveis: Apple não quer e os outros não vendem!

Como estamos fartos de dizer, o smartphone dobrável já não é, de todo, uma grande novidade para ninguém atento ao mundo mobile. Afinal, a...

Este truque deixa mesmo a geleira de praia gelada durante horas?

Todos gostam de um bom truque e nesta altura de calor os mais procurados são aqueles que estão relacionados com as idas à praia....

Se a sua roupa esteve exposta a isto não a coloque na secadora!

Juntamente com as máquinas de lavar roupa, as máquinas de secar tornaram a lavagem da roupa um processo muito mais fácil e rápido do...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados