Inicio Android (Especial) Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?

(Especial) Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?

Está é uma das maiores dúvidas dos utilizadores… Será má ideia deixar o telemóvel a carregar enquanto dorme? Muitas pessoas têm medo de o fazer, mas será que existem razões para isso?

Bem, antes de mais nada, a verdade é que todos nós já o fizemos! É quase um ritual para a grande maioria dos utilizadores, ao antes de ir dormir, ligar o smartphone ao carregador para no outro dia começar logo com aqueles belos 100% de bateria! Faz todo o sentido não é?

Claro que sim, o problema é quando ouvimos da boca de amigos ou conhecidos que carregar o telemóvel durante a noite pode danificar a bateria, causando o tão badalado efeito da ‘Bateria Viciada‘.

Pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite ?

telemóvel a carregar

Portanto, a resposta é muito simples… Sim, pode deixar o telemóvel a carregar durante a noite! Mas na verdade, as coisas nem sempre foram assim. Existiam mesmo alguns perigos associados a esta prática, que felizmente fazem agora parte do passado.



Baterias de lítio

telemóvel a carregar

Caso não saiba, a esmagadora maioria dos smartphones vendidos hoje em dia contam com baterias de Lítio. Contudo, não foi assim há tanto tempo que o mais comum era ver baterias baseadas em Níquel, tal e qual as vulgares pilhas que por vezes ainda temos de comprar no supermercado.

Dito isto, estas baterias de Níquel tinham tendência para ter uma memória cíclica. Ou seja, se não as carregasse completamente entre cada ciclo, elas poderiam “esquecer” a sua capacidade máxima, basicamente o efeito que é conhecido como “Bateria Viciada” (Quem é que nunca meteu uma bateria no congelador, porque esta perdia o “vício”)

Felizmente, as novas baterias à base de lítio não sofrem deste problema. Mas se pensa que esta é a única vantagem, está muito enganado. As baterias de lítio revolucionaram o mundo dos telemóveis!

Afinal de contas, conseguem ter uma grande capacidade de bateria ao mesmo tempo que têm um tamanho super compacto. Isto ao mesmo tempo que asseguram um tempo de vida significativamente maior e um tempo de carga mais baixo.

Em suma, o grande problema destas baterias modernas, é apenas a sensibilidade à temperatura.

As melhores práticas de carregamento para os smartphones modernos

telemóvel a carregar

As baterias de lítio não viciam, mas perdem capacidade à medida que os seus ciclos vão sendo utilizadores. Ou seja, cada bateria deste tipo é capaz de um número finito de ciclos de carga-descarga, por isso a capacidade da bateria reduz ligeiramente com cada ciclo.

Por isso, é necessário evitar (dentro do possível) fazer ciclos completos.

  • Assim, tente manter a carga da sua bateria entre os 30-80%. Entretanto, see achar isto difícil, tente pelo menos evitar ficar com menos de 30% frequentemente.

A funcionalidade de carregamento rápido aquece muito a bateria, e as baterias não gostam de calor !

  • Tente não usar o carregamento rápido sempre que carregar o seu telemóvel. (E evite utilizar o smartphone enquanto este está a carregar)

Apesar destas baterias não ficarem viciadas, o seu telemóvel pode ter dificuldades em perceber a sua capacidade de bateria actual. Por isso pode ter de re-calibrar a bateria. Como é que isto se faz ?

  • É simples, use o seu telemóvel até ao fim da sua bateria, e depois carregue-o desligado até à sua capacidade máxima. (Faça isto apenas e só para calibrar a bateria, as baterias não gostam de chegar aos 0%)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

4K e 120FPS na PS5? Esqueça! A aposta está nos 1440p a 120FPS!

4K e 120FPS na PS5? Esqueça isso! A aposta está nos 1440p a 120FPS! - Como é óbvio, apesar de todas as promessas ao...

Como é que um serviço de IPTV Pirata arranja o sinal de TV?

Se por acaso é fã mundo do IPTV, mais concretamente do IPTV Pirata, é provável que já saiba um pouco de como tudo isto...

As NVIDIA GeForce RTX 30 para portáteis estão a chegar!

A NVIDIA continua a ter de lidar com severas dificuldades no mundo das placas gráficas dedicadas, ao não conseguir responder à procura dos consumidores....

Tesla recolhe um número louco de dados dos automóveis!

A Tesla já está a recolher grandes quantidades de dados dos possuidores de veículos que estão envolvidos na fase beta do sistema de condução...

Novo leak revela especificações do Galaxy S21 Ultra!

A Samsung quer aproveitar os tempos favoráveis que está a viver. Assim quer lançar rapidamente a gama Galaxy S21. É exatamente por esse motivo...