A Qualcomm acabou de anunciar o seu novo standard de carregamento rápido, o Quick Charge 5! Que basicamente promete levar carregamentos de 100W a todos os smartphones topo de gama do mercado. (Lançados a partir de agora)
Afinal de contas, estamos a falar da capacidade de conseguir carregar metade de uma bateria em apenas 5 minutos, ou a totalidade da célula em apenas 15 minutos. Isto será muito provavelmente revolucionário… Se não arruinar a bateria dos smartphones, claro está.
Carregar metade da bateria em apenas 5 minutos? Sim por favor!
Portanto, já passaram alguns anos desde que a Qualcomm introduziu o seu último standard de carregamento rápido (Quick Charge 4), que curiosamente até deu origem a uma versão ‘Plus’ com algumas melhorias. Mas ainda bem que assim é, visto que estes anos de pausa serviram para dar origem a algo completamente novo e realmente inovador para a empresa.
Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma tecnologia de carregamento 70% mais eficiente em relação à sua antecessora, sendo 4x mais rápida no carregamento propriamente dito. Isto tudo, ao mesmo tempo que consegue diminuir a temperatura de carregamento em 10ºC. (Caso não saiba, o aumento de temperatura é um dos grandes inimigos das baterias)
Ou seja, uma das grandes desvantagens do carregamento rápido é nada mais nada menos que o dano provocado à célula devido ao aumento de corrente, que por sua vez irá dar origem a um significativo aumento da temperatura. No entanto, este Quick Charge 5 tira partido do standard PD-PPS, que permite ter mais controlo na voltagem e níveis de corrente no processo de carregamento. Assim, apesar de continuarem a existir algumas desvantagens no uso de carregamento rápido, desta forma é possível ter mais controlo nas temperaturas da célula de bateria. Além disso, ao utilizar o PD-PPS, qualquer carregador com suporte à tecnologia irá conseguir tirar partido do Quick Charge 5.0 a 100%.
Entretanto, outra novidade é o facto do Quick Charge 5 suportar sistemas com duas baterias. Permitindo assim carregar as duas ao mesmo tempo, o que claro está, também ajuda na velocidade de carregamento.
Em suma, como o Quick Charge 5 faz parte do ‘pacote’ dos processadores Qualcomm! Isto significa que a grande maioria dos smartphones lançados no fim de 2020 e início de 2021 já irão ter suporte à tecnologia.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!