Inicio Android Carregar metade da bateria em apenas 5 minutos? Sim por favor!

Carregar metade da bateria em apenas 5 minutos? Sim por favor!

A Qualcomm acabou de anunciar o seu novo standard de carregamento rápido, o Quick Charge 5! Que basicamente promete levar carregamentos de 100W a todos os smartphones topo de gama do mercado. (Lançados a partir de agora)

Afinal de contas, estamos a falar da capacidade de conseguir carregar metade de uma bateria em apenas 5 minutos, ou a totalidade da célula em apenas 15 minutos. Isto será muito provavelmente revolucionário… Se não arruinar a bateria dos smartphones, claro está.



Carregar metade da bateria em apenas 5 minutos? Sim por favor!

carregar metade da bateria

Portanto, já passaram alguns anos desde que a Qualcomm introduziu o seu último standard de carregamento rápido (Quick Charge 4), que curiosamente até deu origem a uma versão ‘Plus’ com algumas melhorias. Mas ainda bem que assim é, visto que estes anos de pausa serviram para dar origem a algo completamente novo e realmente inovador para a empresa.

Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma tecnologia de carregamento 70% mais eficiente em relação à sua antecessora, sendo 4x mais rápida no carregamento propriamente dito. Isto tudo, ao mesmo tempo que consegue diminuir a temperatura de carregamento em 10ºC. (Caso não saiba, o aumento de temperatura é um dos grandes inimigos das baterias)

Ou seja, uma das grandes desvantagens do carregamento rápido é nada mais nada menos que o dano provocado à célula devido ao aumento de corrente, que por sua vez irá dar origem a um significativo aumento da temperatura. No entanto, este Quick Charge 5 tira partido do standard PD-PPS, que permite ter mais controlo na voltagem e níveis de corrente no processo de carregamento. Assim, apesar de continuarem a existir algumas desvantagens no uso de carregamento rápido, desta forma é possível ter mais controlo nas temperaturas da célula de bateria. Além disso, ao utilizar o PD-PPS, qualquer carregador com suporte à tecnologia irá conseguir tirar partido do Quick Charge 5.0 a 100%.

Entretanto, outra novidade é o facto do Quick Charge 5 suportar sistemas com duas baterias. Permitindo assim carregar as duas ao mesmo tempo, o que claro está, também ajuda na velocidade de carregamento.

Em suma, como o Quick Charge 5 faz parte do ‘pacote’ dos processadores Qualcomm! Isto significa que a grande maioria dos smartphones lançados no fim de 2020 e início de 2021 já irão ter suporte à tecnologia.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Galaxy A72 está a caminho do mercado com cinco câmaras!

Gosto verdadeiramente da gama A da Samsung. Isto porque são equipamentos gama média muito equilibrados e que têm muitas das características que encontramos nos...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Royole FlexPai 2 bate um grande recorde em 1.8 segundos!

Quando se fala de dobráveis lembro-me sobretudo da Samsung. É sem dúvida quem domina neste campo, com vários equipamentos no mercado. No entanto há...

Apple Watch 6 pode dar-lhe um grande susto! Mas tenha calma…

A Apple já apresentou ao mundo o Apple Watch Series 6 e uma das grandes novidades é a presença de um Oxímetro. Na prática,...

A nova memória RAM DDR5 está a caminho da AMD!

Enquanto os entusiastas se babam à espera dos novos Ryzen 5000 que deverão ser apresentados nas próximas semanas... Parece que a AMD já tem...