Lavar roupa suja pode ser uma tarefa árdua, mas é importante certificar-se de que está a carregar corretamente a máquina de lavar para evitar reparações avultadas. Para além disso se não o fizer pode ter de repetir lavagens e como tal gastar mais água e eletricidade. Assim evite problemas e faça já isto!
Atenção! Tem de carregar corretamente a máquina de lavar!
Quando a roupa se acumula, pode ser tentador deitar tudo junto na máquina de lavar. Isto para aproveitar o ciclo ao máximo. No entanto, de acordo com um especialista, pode ser uma péssima ideia. Isto juntamente com algumas coisas que fazemos por desconhecimento.
Nunca sobrecarregue a máquina de lavar roupa
Quando se trata de roupa que utilizamos no dia-a-dia, nunca deve sobrecarregar a sua máquina de lavar. É que ela precisa de espaço para que o detergente e a água se misturem e se movam ao longo da carga, para que a espuma de sabão possa ser absorvida durante toda a lavagem. Para além disso, a roupa também precisa de espaço para se movimentar – e um pouco de fricção ajuda muito a remover a sujidade e as manchas.
A melhor forma de perceber se a máquina está cheia ou não é verificar se deve deixar cerca de 15 centímetros de espaço a partir do topo do tambor para garantir que a sua roupa recebe a limpeza adequada de que necessita.
Não misture artigos
As toalhas devem “sempre” ser lavadas separadamente a altas temperaturas por razões de higiene, certificando-se de que as lava de duas em duas semanas.
Certifique-se de que verifica a etiqueta devido à questão das temperaturas corretas. Muitas vezes ninguém olha para isto e é perigoso. Por exemplo quando se tratam de toalhas deve-se optar pelos 60 graus devido às bactérias.
Deve lavar a roupa interior em separado, mas não só. Certifique-se também que lava a roupa de cama separadamente, uma vez que também precisa de ser lavada a uma temperatura quente para matar os germes.
Utilize o detergente e o amaciador corretos
O especialista também recomendou a utilização do detergente e do amaciador certos, bem como a utilização das quantidades corretas.
Muitos detergentes e amaciadores podem deixar resíduos tanto na máquina como na roupa, fazendo com que esta fique pegajosa e a máquina entupida.
As pessoas não pensam nisto mas a verdade é que muitos detergentes podem deixar acumulação e resíduos na sua roupa após o ciclo de lavagem.
Os resíduos podem também acumular-se na máquina de lavar, o que pode levar a problemas de bolor, para além de ser extremamente dispendioso desperdiçar detergente.
Limpe a máquina de lavar roupa
É fácil esquecer-se que os eletrodomésticos que limpam artigos como a máquina de lavar loiça e a máquina de lavar roupa também precisam de limpeza.
Limpar a máquina de lavar roupa também pode evitar a acumulação de bactérias, o que pode afetar a limpeza da sua roupa e reduzir a eficiência da máquina.
Recomenda-se que a limpeza da sua máquina de lavar seja efetuada uma vez por mês.
Pode limpar-se de várias formas, incluindo a utilização de um produto de limpeza especializado ou vinagre branco e bicarbonato de sódio no tambor.