Máquina de lavar: este erro não deixa baixar a conta da luz!

O custo de vida e o aumento das contas de energia fizeram com que muitas pessoas mudassem os seus hábitos de lavagem de roupa e não só. Tudo para poupar! Desde lavar a roupa a uma temperatura mais baixa até utilizar a configuração ecológica nas suas máquinas de lavar loiça, todos se tentaram adaptar à alteração do custo de vida. No entanto há um grande problema. Um novo estudo revelou que 34% das pessoas ainda fazem este grande erro com a máquina de lavar roupa que não deixa baixar a conta da luz.

Máquina de lavar: está a perder dinheiro com este erro!

Entretanto para além de as pessoas estarem a cair num erro para o qual já alertámos, também não estão a aproveitar as definições da máquina de lavar que permitem poupar energia e consequentemente baixar a conta da luz.

Um grande erro e outro igualmente importante

Mais de dois terços das pessoas utilizam sistematicamente a definição de tempo predefinida no seu aparelho, independentemente de a roupa precisar apenas de ser ligeiramente renovada.

Além disso, mais de metade lava a roupa utilizando a definição de temperatura predefinida.

Assim há algumas coisas que tem de fazer para inverter já esta situação. Deste modo vai corrigir logo o primeiro grande erro, mas também outras situações.

- Advertisement -

Passe para os 30 graus

É verdade que a máquina de lavar roupa está na lista dos equipamentos mais gastadores que temos na cozinha. No entanto é possível fazermos um simples ajuste que tem um grande impacto naquilo que poupamos na luz.

Máquina de lavar: mudar só isto reduz muito a conta da luz!

De facto, em alguns casos pode estar mesmo a falar de poupanças significativas. Dito isto, a primeira coisa que temos de fazer é realizar um pequeno ajuste na temperatura da máquina.

Muitas vezes, há a crença comum de que, para que as roupas fiquem devidamente limpas, elas precisam de ser lavadas a uma temperatura superior a 40 graus.

No entanto, as máquinas de lavar roupa modernas, bem como as cápsulas de detergente atuais podem funcionar maravilhosamente a temperaturas mais baixas. Assim se optarmos por lavar a temperaturas mais baixas as lavagens podem ser enormes.

Máquina de lavar: mudar só isto reduz muito a conta da luz!

A melhor forma de lhe explicarmos quanto pode poupar é colocarmos esta questão em percentagens. Ora de acordo com os especialistas passar de uma lavagem de 40 graus para 30 ajuda a poupar cerca de 38% de energia. É realmente muito. No entanto ainda pode poupar mais. Assim se passarmos dos 40% para os 20 conseguimos poupar 62% num ano.

A escolha do programa

A configuração Eco é algo que está presente em muitas máquinas. Dito isto, promete reduzir a quantidade de água que a máquina utiliza e diminuir o consumo de energia. Isto com a vantagem de as roupas saírem perfeitamente limpas.

máquina lavar roupa elixir, Máquina de lavar: com isto vai poupar metade do dinheiro!

No entanto, a utilização da configuração Eco significa que a máquina está a trabalhar a uma temperatura mais baixa. Assim demorará mais tempo a limpar suficientemente uma carga.

Utilizar um programa económico e como tal fazer uma lavagem a temperaturas mais baixas utiliza entre 35% a 59% menos energia em comparação com um ciclo normal de temperatura quente. Apesar das poupanças incríveis, apenas cerca de cinco por cento das famílias é que o utilizam!

máquina de lavar dura, máquina de lavar roupa botão

Em termos de valores o que vamos poupar utilizando a configuração Eco depende de vários fatores como o modelo específico da máquina de lavar roupa que utilizamos.

O lado negativo é sobretudo o tempo que perdemos. Em vez de tudo ficar pronto numa hora e pouco, em alguns casos o programa pode chegar às três horas. Seja como for isto pode não ser um problema para a maioria das pessoas. A máquina de lavar pode estar a funcionar enquanto fazemos outras coisas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.