Inicio Especiais Carregamento sem fios é prático, mas tem um problema sério!

Carregamento sem fios é prático, mas tem um problema sério!

O carregamento sem fios é cada vez uma funcionalidade obrigatória em qualquer topo de gama, especialmente agora que o carregamento rápido começou finalmente a chegar aos smartphones mais apetrechados. Aliás, o foco na tecnologia é tanto, que cada vez mais ouvimos falar de smartphones sem qualquer portas, prontos a deixar os cabos USB-C ou Lightning para trás.

Afinal de contas, é super prático chegar ao carro e meter o smartphone no suporte sem lhe ligar qualquer cabo, chegar ao emprego e metê-lo na base de carregamento, ou ir jogar no PC/consola, e deixar o telemóvel arrumado numa qualquer base que temos por casa.

Ou seja, de forma bem curiosa que acaba por mostrar a própria natureza humana, começa a ser chato ligar o cabo do carregador ao nosso telemóvel, algo que fizemos durante anos! E claro, as fabricantes já perceberam isso. No entanto, o carregamento sem fios ainda tem um problema grave, que muito dificilmente irá ser corrigido num futuro próximo.



O carregamento sem fios é prático, mas tem um problema sério na eficiência!

carregamento sem fios é

Portanto, apesar de toda a conveniência da funcionalidade, o carregamento sem fios tem dois problemas sério, a eficiência energética e alcance. Dois campos importantes que têm de ser resolvidos antes de reformar-mos os carregadores com cabo de uma vez por todas.

Dito isto, no papel, o carregamento sem fios tem vários benefícios! É muito fácil meter o telemóvel em cima de uma base, isto ao mesmo tempo que não desgastamos portas e cabos USB. (Quantos cabos já arruinou ao longa da sua vida?) No entanto, o carregamento sem fios, mesmo as suas versões mais recentes, é muito pouco eficiente em comparação ao carregamento com cabo.

O que quero dizer com carregamento ineficiente?

Um carregamento sem fios pode usar ~50% mais energia para oferecer o mesmo exato carregamento de um carregador tradicional com fio. Além disto, estes 50% apenas acontecem se o smartphone estiver perfeitamente alinhado na base, caso contrário, esta percentagem poderá subir ainda mais.

Em paralelo, além do gasto de energia durante o carregamento propriamente dito, a grande maioria destes carregadores gasta uma pequena quantidade de energia mesmo que não exista nenhum aparelho em cima da base. (Um carregador normal com cabo gasta zero).

Em suma, se é um defensor do ambiente, e tenta ser o mais poupado possível, talvez seja boa ideia esquecer esta tecnologia no imediato.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Google Maps tem uma grande novidade para a malta da bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que...

É desta que o Microsoft Edge bate de vez o Google Chrome!

Nem sempre foi assim mas atualmente podemos dizer que o browser é das aplicações mais importantes no Windows. Neste campo há três grandes destaques....

Galaxy Z Fold 3: uma nova S Pen e uma grande novidade no vidro

Já referimos na Leak que a Samsung deve fazer ajustes aos painéis dos smartphones dobráveis. Tudo com o objetivo de que eles suportem a...

Uber oferece proposta milionária pela Freenow! Será medo?

Quando aqui falamos que a pandemia de COVID-19 afetou mesmo todos os setores económicos, não estamos de maneira nenhuma a brincar. Afinal de contas,...

Halo 5 completamente à borla? Saiba como obtê-lo!

Se por acaso é daquele tipo de jogadores que sempre gostou mais das consolas da Microsoft e como tal, possui neste momento uma Xbox...