Carregamento sem fios vai mudar no Android 15! Já viu?

Quando se fala em carregamento sem fios, a primeira coisa que nos vem à cabeça é provavelmente a norma Qi. O carregamento sem fios Qi já existe há algum tempo e está presente em muitos dos dispositivos inteligentes que utilizamos diariamente. No entanto, há muitos dispositivos electrónicos mais pequenos em que o carregamento sem fios Qi é pouco comum ou inexistente. Isto deve-se ao facto de os dispositivos mais pequenos poderem não ter espaço interno suficiente para colocar uma bobina suficientemente grande para receber energia de forma adequada. Foi por isso que a associação industrial por detrás da Near-Field Communication (NFC), a tecnologia que alimenta os pagamentos sem contacto, criou a especificação NFC Wireless Charging (WLC). Isto faz com que o carregamento sem fios vá mudar no Android 15!

Carregamento sem fios vai mudar no Android 15! Já viu?

Anunciado em maio de 2020, o carregamento sem fios NFC funciona com antenas significativamente mais pequenas do que o carregamento sem fios Qi. As antenas de carregamento sem fios NFC podem ter um tamanho inferior a 1 cm. Isto e serem embaladas numa placa de circuito impresso flexível e dobrável, para que possam ser inseridas em dispositivos inteligentes incrivelmente pequenos, como auriculares, stylus, smartwatches e etiquetas de rastreio. Além disso, a mesma antena pode ser utilizada para transferências de dados NFC tradicionais. Ou seja, poupando ainda mais espaço. Muitos dispositivos mais pequenos e de baixo consumo (como etiquetas de rastreio, por exemplo) já incluem um chip NFC para transferências de dados básicas, pelo que trocá-lo por uma única antena que gere tanto as comunicações como o carregamento faria muito sentido.

- Publicidade -

carregar um smartphone Galaxy, explodir o telemóvel, gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Apesar de ter sido anunciado há quase quatro anos, o carregamento sem fios NFC ainda não foi introduzido em muitos produtos comerciais. Talvez uma das razões para isso seja a falta de suporte das plataformas dos principais sistemas operativos, como o Android. No entanto, a próxima atualização do Android 15 está a preparar-se para adicionar suporte para o carregamento sem fios NFC, o que poderá abrir caminho para a entrada no mercado de uma série de acessórios compatíveis com WLC.

O Android 15 beta 1 também inclui adições relacionadas com o WLC às APIs NFC do sistema operativo, que ainda não estão presentes no AOSP. É interessante que o Google tentou pela primeira vez adicionar suporte ao WLC no final de 2021, quase um ano e meio depois que a especificação foi lançada pela primeira vez. Mas depois abandonou esse esforço. No início deste ano, no entanto, o Google parecia ter renovado seu interesse em implementar o suporte WLC no Android, então a pergunta é: por que agora?

Uma aplicação interessante do carregamento sem fios NFC poderia ser em sistemas de rastreio.

As etiquetas de localização são muitas vezes demasiado pequenas para caberem numa bobina de carregamento sem fios Qi. Têm baterias minúsculas que não precisam de muita energia para se carregar. O WLC pode enviar até 1W de potência a uma distância de 2 cm. Também já têm chips NFC para poderem enviar informações sobre o seu proprietário à pessoa que as encontrar. Muitas etiquetas de localização, como as compatíveis com a rede Find My Device do Android, já possuem até um ano de vida útil da bateria. Mas algumas delas têm baterias não recarregáveis. Ao integrar o suporte de carregamento sem fios NFC, as futuras etiquetas de localização seriam menos dispendiosas de manter e mais fáceis de carregar.

Outro caso de utilização potencial é o carregamento de stylus. De facto, a especificação USI 2.0 tem o carregamento sem fios NFC integrado. Assim as canetas USI 2.0 existentes no mercado já se podem carregar através de NFC. No entanto, para as carregar efetivamente, continua a ser necessário um dispositivo compatível que inclua um transmissor de carregamento NFC.

Esperemos que, quando o suporte de carregamento sem fios NFC for integrado no Android, o carregamento sem fios se torne mais omnipresente em dispositivos mais pequenos. Isto no caso dos auriculares, stylus, smartwatches e etiquetas de rastreio.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.