Esta não é a primeira vez que ouvimos falar da possibilidade de carregamento a longas distâncias, algo extremamente mais interessante comparativamente à atual tecnologia de carregamento Qi, que apesar de ser sem fios, obriga a um contacto muito próximo entre a base do carregador, e o aparelho propriamente dito.
Mas, há novidades relativamente ao que a Xiaomi anunciou há alguns meses atrás! Pelos vistos, o segredo está nos lasers!
Carregamento sem Fios a uma distância de 30 metros!?
Portanto, nos últimos dias, foi publicado um novo estudo no jornal Optics Express com o nome “Long-range wireless optical power transfer system using an EDFA”. Onde basicamente ficamos a conhecer um sistema de carregamento via laser, capaz de transmitir energia através de luz infravermelha, até uma distância máxima de 30 metros.
Ao nível da energia transmitida, estamos a falar de 400mW de potência à distância máxima já mencionada. Uma capacidade de transmissão ainda curta para carregar aparelhos móveis, como é o caso do nosso smartphone, mas já poderosa o suficiente para dar energia a vários tipos de sensores.
Isto é seguro e viável?
A transmissão de energia sem fios, a grandes distâncias, tem vários obstáculos pela frente, especialmente se o quisermos fazer de uma forma segura para o ser humano. Sendo exatamente por isso que este novo sistema utiliza uma técnica conhecida como carregamento laser distribuído. O que significa isto? É simples! O sistema só envia energia quando existe uma linha direta entre o sistema de carregamento e o aparelho propriamente dito.
Consegue imaginar não ser necessário carregar os seus aparelhos móveis, a partir dos seus chatos cabos… Nunca mais na sua vida? Volto a frisar, ainda estamos longe dessa realidade, mas pelos vistos, muito mais perto do que aquilo que muitos de nós imaginaria.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou tem medo de tecnologias como esta? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!