Isto é um problema, e é de facto um problema grave. Aliás, os roubos são tantos, e já se propagam por tantas regiões de Portugal, que os OPC (Operadores de Pontos de Carregamento) decidiram mudar um pouco a sua estratégia.
O que é um OPC? É a entidade responsável pela instalação e manutenção dos postos. Ou seja, são as entidades que estão a tentar resolver o problema, ou pelo menos estão a tentar minimizá-lo.
Carregadores com cabos roubados? Agora só se trocam alguns
Portanto, a quantidade de cabos roubados é tão alta, e tão generalizada, que alguns OPC decidiram mudar a forma como fazem a posterior reparação. Ou seja, em vez de meter todos os cabos novos necessários, as entidades de manutenção estão apenas a substituir os cabos mais utilizados.
No caso da imagem em cima, tinham sido roubados 3 cabos (CHAdeMO, CCS e Type2), mas apenas foi montado um novo CCS, que é o cabo de carregamento mais utilizado nos dias que correm.
Desta forma o carregador volta a ficar operacional, porém de forma limitada.
Entretanto, não sabemos se isto é uma solução temporária, devido ao preço e falta de stock dos cabos. Mas é interessante perceber que as coisas estão a mudar de forma a tentar melhorar as coisas, ao montar cabos mais rapidamente do que tem sido normal.
Aqui relembro que na minha terra também roubaram os cabos há mais de 3 meses. O posto da BP (150kW) demorou 2 meses a montar novos cabos, isto enquanto o posto do LIDL (igual ao da imagem em cima) continua inativo.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Partilhe connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
