CameraX: agora as apps de câmara vão ficar muito melhores


Por em

A Google anunciou ontem muitas novidades fresquinhas. As mais marcantes foram sem dúvida o novo Pixel 3a e também o Android Q. A propósito disto podem ler aqui as principais novidades que o novo sistema operativo vai trazer. Entretanto, foram também apresentadas aos programadores várias APIs e outras melhorias relacionadas com o software. Um bom exemplo disso, é o CameraX. Esta nova API tem como objetivo melhorar as aplicações de câmara no Android. Para além disso, funciona com a grande maioria dos dispositivos Android e é fácil de implementar. Mais importante do que isso é a compatibilidade com todos os dispositivos acima da versão 5 e superior.

CameraX: muitas novidades para os programadores

Dito isto, os programadores podem programar com facilidade as novas aplicações de câmara, ao utilizarem as novas extensões CameraX e os add-ons opcionais. De facto, não será muito complicado melhorar a experiência de câmara fornecida pela aplicação que vem pré-instalada no dispositivo. Assim, apenas são necessárias poucas linhas de código para adicionar funções à câmara nativa.

Algo que foi reforçado é que se trata de uma API muito simples de usar e que vai reduzir significativamente o código utilizado em aplicações de câmara de terceiros. Ou seja, menos tempo a programar e resultados mais rápidos. Entretanto e para dar uma ajuda a Google criou um test lab para avaliar as melhorias em todos os sistemas operativos ao nível da câmara desde a versão 5.0.

Assim, o gigante dos motores de busca criou um cenário onde é possível monitorizar com facilidade o comportamento da câmara.

A nova API está ainda na fase Alpha e a Google recomenda que não deve ser utilizada em ambientes de produção. Ou seja, para já, apenas para testes.

De facto, o CameraX vai beneficiar os programadores que criam apps relacionadas com a câmara para o sistema operativo Android. Ao mesmo tempo vão garantir maior compatibilidade com sistemas mais antigos, o que é sempre uma boa notícia para quem não tem muita vontade de trocar de smartphone.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.