CameraX: agora as apps de câmara vão ficar muito melhores

A Google anunciou ontem muitas novidades fresquinhas. As mais marcantes foram sem dúvida o novo Pixel 3a e também o Android Q. A propósito disto podem ler aqui as principais novidades que o novo sistema operativo vai trazer. Entretanto, foram também apresentadas aos programadores várias APIs e outras melhorias relacionadas com o software. Um bom exemplo disso, é o CameraX. Esta nova API tem como objetivo melhorar as aplicações de câmara no Android. Para além disso, funciona com a grande maioria dos dispositivos Android e é fácil de implementar. Mais importante do que isso é a compatibilidade com todos os dispositivos acima da versão 5 e superior.

CameraX: muitas novidades para os programadores

Dito isto, os programadores podem programar com facilidade as novas aplicações de câmara, ao utilizarem as novas extensões CameraX e os add-ons opcionais. De facto, não será muito complicado melhorar a experiência de câmara fornecida pela aplicação que vem pré-instalada no dispositivo. Assim, apenas são necessárias poucas linhas de código para adicionar funções à câmara nativa.

Algo que foi reforçado é que se trata de uma API muito simples de usar e que vai reduzir significativamente o código utilizado em aplicações de câmara de terceiros. Ou seja, menos tempo a programar e resultados mais rápidos. Entretanto e para dar uma ajuda a Google criou um test lab para avaliar as melhorias em todos os sistemas operativos ao nível da câmara desde a versão 5.0.

Assim, o gigante dos motores de busca criou um cenário onde é possível monitorizar com facilidade o comportamento da câmara.

A nova API está ainda na fase Alpha e a Google recomenda que não deve ser utilizada em ambientes de produção. Ou seja, para já, apenas para testes.

De facto, o CameraX vai beneficiar os programadores que criam apps relacionadas com a câmara para o sistema operativo Android. Ao mesmo tempo vão garantir maior compatibilidade com sistemas mais antigos, o que é sempre uma boa notícia para quem não tem muita vontade de trocar de smartphone.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Vai poder ter os jogos mais vendidos da Ubisoft a preços brutais!

Quando se fala em jogos com desconto, rapidamente tentamos procurar pelos melhores a nível de conteúdo, mas também pelos mais baratos. De forma a...

Loja Portuguesa fez ‘leak’ aos preços da nova AMD Radeon RX 6600

Portugal também tem alguma expressão no mundo dos 'leaks'! Afinal de contas, já conhecemos os preços das novas placas gráficas de gama média-baixa da...

WhatsApp vai começar a devolver dinheiro aos utilizadores!

Já passou algum tempo desde que o WhatsApp passou a disponibilizar o serviço de pagamentos, apesar de ainda não estar cá. De facto, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!