Para que servem os dois buracos nas fichas USB?

Vivemos rodeados de tecnologia que muitas vezes tomamos como garantida. É exatamente o que se passa com as ligações USB Tipo-A e os seus habituais buracos quadrados. Este padrão de ligação, que hoje usamos sem pensar, foi lançado em 1996 pela Intel, com o apoio de empresas como a IBM, Microsoft e Compaq. Antes do USB, ligar impressoras, discos externos ou outros periféricos era uma dor de cabeça, com múltiplos tipos de portas e cabos específicos.

Para que servem os dois buracos nas fichas USB Tipo-A?

Quase três décadas depois, o USB tornou-se omnipresente. A maioria dos dispositivos inteligentes usa-o para transferência de dados ou carregamento. Entretanto, hoje em dia, o formato mais moderno e versátil é o USB Tipo-C, compacto e reversível. No entanto, muitos de nós ainda associam a palavra “USB” às clássicas fichas USB Tipo-A, aquele retangular que conhecemos há anos. Se já olhou com atenção para um cabo USB tipo-A talvez tenha reparado que existem dois pequenos buracos quadrados de cada lado do ficha. Mas para que serve?

USB

Tal como nos pinos de uma ficha elétrica, estes buracos permitem que um mecanismo de encaixe no interior da porta USB segure o conector. Se observar uma entrada USB de perto — idealmente com uma lente macro — vai encontrar dois clips metálicos com mola que se alinham perfeitamente com esses orifícios. Ao introduzir o cabo, os clips encaixam nos buracos, prendendo o conector com firmeza.

Nem sempre ouve um clique audível, mas se inserir o cabo lentamente, pode sentir esse encaixe. Este mecanismo impede que o cabo se solte acidentalmente, algo crucial quando está a transferir ficheiros ou a carregar dispositivos. Uma simples puxadela ou movimento não será suficiente para o desligar. Assim é necessária uma ação deliberada.

as portas USB-C

Sem este sistema de bloqueio passivo, estaríamos a confiar apenas na gravidade ou na posição da porta USB para manter a ligação estável. Em muitos casos, isso seria um pesadelo. Felizmente, esta solução simples, barata e sem peças móveis não só garante durabilidade como estabilidade no uso diário.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...