Quer ligue a futebol ou não, este é um assunto importante e interessante que demonstra como a nossa sociedade se move. Ora, caso não saiba, o clube de futebol Sport Lisboa e Benfica vai a votos no dia 25 de outubro e, como seria de esperar, já estamos na fase do “vale tudo“.
Como é habitual, há debates, entrevistas, promessas, e também uma valente dose de lavar de roupa suja, se possível em direito, para o máximo de pessoas ouvir. Até aqui nada de novo. O curioso é que, desta vez, uma simples campanha eleitoral transformou-se numa poderosa máquina de publicidade gratuita.
Ninguém esperava, mas aconteceu!
Benfica, polémicas e frangos? É o exemplo de publicidade grátis em Portugal!
Tudo começou quando João Noronha Lopes, um dos candidatos à presidência, foi criticado por ter empresas com dívidas. Entre elas estava a Vira Frangos, uma cadeia de fast-food ainda muito recente, mas que tem crescido com investimentos sérios e ambição de se afirmar no mercado nacional, e talvez mais tarde, chegar a outros “voos”.
Como seria de esperar, para alimentar a polémica, o nome da empresa foi repetido vezes sem conta em televisões, jornais e redes sociais, sempre com um tom acusatório.
Mas, como muitos especialistas dizem, toda a publicidade, seja ela positiva ou negativa, acaba por ser boa publicidade. Por isso, o efeito foi o contrário do esperado.
Ou seja, no meio das críticas e defesas, uma onda de curiosidade tomou conta do público, e por isso, de repente, pessoas que nunca tinham ouvido falar da Vira Frangos começaram a procurar lojas, a partilhar fotos e a experimentar o produto. Resultado? Uma marca que passou de quase desconhecida a fenómeno viral.
O nome repetido em horário nobre vale ouro. Ou seja, a Vira Frangos não precisou de gastar um cêntimo em marketing para ganhar uma exposição que muitas marcas sonham ter. Por isso, no meio de tudo o que anda a ser feito e dito… A empresa com dívidas já está no bom caminho para se tornar mais lucrativa, sem gastar nada em publicidade.
No fim de contas, quem acabou a ganhar com a campanha… foi a grelha.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!