BelugaXL: Airbus tem um novo e enorme avião nos céus!


Normalmente conhecemos a grande maioria dos aviões por os vermos no ar ou nos aeroportos. No entanto, apesar dos muitos aviões que já tenhamos visto, existem alguns mais fora do vulgar. O BelugaXL é um novo avião que se enquadra exatamente nessa categoria, e a empresa que o fabrica, a Airbus, acaba de realizar o seu primeiro voo de teste.

O BelugaXL é um gigante capaz de transportar 50 toneladas – que se traduz num peso total de descolagem de quase 230 toneladas. Não deve ser fácil, mas as brilhantes leis da física fazem milagres.

O avião é o sucessor do já enorme Beluga, mas com 30% maior capacidade e deve entrar em funcionamento em 2019. Ele foi desenvolvido para transportar cargas enormes, incluindo peças de aeronaves que simplesmente não poderiam ser transportadas de outra forma.

Para esse efeito uma parte da frente do avião abre-se para permitir que a carga seja carregada e descarregada. Já no interior os itens são totalmente seguros para evitar qualquer deslocamento ou deslizamento que possa significar um desastre para o avião.

O avião significativamente mais longo do que o seu antecessor e tem uma lista enorme de componentes atualizados.

Com um nome como BelugaXL, é natural que a Airbus tenha associado as semelhanças entre o avião e os maciços mamíferos que dominam as águas oceânicas. Ora foi exatamente por causa disso que o primeiro voo foi executado com uma pintura muito original e mais especificamente com uma boca larga e sorridente e um par de olhos enormes. Parece sem dúvida uma baleia voadora.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub