O Beeper tem sido notícia por todas as razões certas e erradas ultimamente. O Beeper Mini chegou no início deste mês com muito barulho, com a empresa a fazer engenharia inversa do iMessage para trazer as bolhas azuis para o Android. No entanto, cerca de 72 horas após o seu lançamento, a Apple entrou em ação. Assim confirmou que tomou medidas, fazendo com que o Beeper Mini deixasse de funcionar. Dois dias depois, o Beeper Mini voltou a estar online. Isto embora com uma enorme redução das funcionalidades. O jogo do gato e do rato entre as duas empresas continua. Assim o Beeper Mini está novamente com falhas.
Apple dá nova resposta: Beeper Mini novamente com falhas
Há algumas horas, muitos utilizadores de Android relataram que as iMessages enviadas por amigos ou familiares não estavam a ser entregues na caixa de entrada do Beeper Mini e do Beeper Cloud. A empresa reconheceu rapidamente a falha e confirmou que a Apple parece estar a bloquear deliberadamente o envio de iMessages a cerca de 5% dos utilizadores do Beeper Mini.
O Beeper diz que desinstalar e reinstalar a aplicação resolverá o problema. Também incentiva os utilizadores afetados a contactar o apoio, uma vez que aparentemente podem resolver facilmente o problema.
Apple appears to be deliberately blocking iMessages from being delivered to ~5% of Beeper Mini users. Uninstalling and reinstalling Beeper Mini fixes the issue.
We won't have a fix tonight, but we're working on it. https://t.co/70KbYfcwjr
— Beeper (@onbeeper) December 14, 2023
A Apple já deixou claro que continuará a tomar medidas para impedir o acesso não autorizado ao iMessage. E isso significa que essas interrupções do Beeper só se tornarão muito mais frequentes nos próximos dias. E possivelmente, é apenas uma questão de tempo até que a Apple descubra uma maneira de bloquear o Beeper totalmente fora do iMessage, matando o Beeper Mini para sempre.
Quando chegou na primeira semana de dezembro, o Beeper Mini oferecia a melhor experiência iMessage no Android. O utilizador iniciava sessão com a sua conta Google e sincronizava o seu número de telefone para o registar no iMessage. Depois, podia começar a conversar com os seus amigos do iPhone sem que eles soubessem que ainda estava a utilizar um Android.
O jogo do gato e do rato
Mas depois de o jogo do gato e do rato do Beeper com a Apple ter começado na semana passada, a aplicação teve de reduzir as suas funcionalidades. Agora, só é possível registar-se e enviar mensagens utilizando o seu e-mail; o registo do número de telefone foi interrompido. Devido a esta situação, o Beeper deixou de pagar a sua taxa de subscrição mensal de 2 dólares, tornando a aplicação de utilização gratuita.
Entretanto a base do Beeper é baseada na engenharia inversa do iMessage. Embora essas soluções já existam há alguns anos, a solução desta empresa foi, sem dúvida, a mais sofisticada e polida. A atenção mediática com que a empresa lançou o Beeper Mini chamou provavelmente a atenção da Apple. E agora está a pagar o seu preço, embora o cofundador do Beeper, Eric Migicovky, pareça estar preparado para enfrentar a Apple, pois acredita que o Beeper Cloud e o Mini são aplicações que precisam de existir.