Se acha que está a ser seguido ou observado pelo seu telemóvel não está longe da verdade. No entanto não é o único equipamento que o está a seguir. De facto, o seu automóvel pode neste momento ser o verdadeiro Big Brother. Os automóveis atuais são mais inteligentes do que nunca, repletos de tecnologia concebida para o manter seguro. Nisto inclui-se a garantia de que está a prestar atenção ao volante. De facto, o seu automóvel está a vigiar tudo o que faz e é por uma boa razão!
Big Brother: o seu automóvel está a vigiar tudo o que faz!
Graças aos novos regulamentos da UE, todos os veÃculos novos fabricados a partir de 7 de julho de 2024 têm de estar equipados com sistemas de aviso de sonolência e atenção do condutor (DDAW). Até 7 de julho de 2026, os sistemas avançados de aviso de distração do condutor (ADDW) serão também obrigatórios. Prevê-se que estas tecnologias evitem mais de 25 000 mortes e pelo menos 140 000 feridos graves até 2038.
DDAW – O sistema de alerta precoce
Na sua forma mais básica, um sistema de Aviso de Sonolência e Atenção do Condutor (DDAW) é como o passageiro nervoso e inquieto numa longa viagem de carro. Só que menos irritante e muito mais eficaz.
Estes sistemas eletromecânicos monitorizam a sua condução, procurando sinais de fadiga ou sonolência através da análise dos seus movimentos de direção e da posição do veÃculo. Se o automóvel detecta que está a ficar sonolento ou a perder a concentração, dá-lhe um ligeiro empurrão – talvez um sinal sonoro, um alerta visual ou uma vibração no volante ou no banco – pedindo-lhe que faça uma pausa.
ADDW – Estabelece contacto visual e mantém-no!
Os sistemas avançados de aviso de distração do condutor (ADDW) são o equivalente digital de um instrutor de condução prepotente, de um passageiro hipervigilante ou de um condutor irritante no banco de trás.
Utilizando câmaras, estes sistemas monitorizam ativamente para onde está a olhar, seguindo os movimentos dos seus olhos e até a posição da sua cabeça. Detectam distracções e fadiga e, se desviar o olhar da estrada durante mais tempo do que o necessário, os avisos sonoros soam depressa.
Os sistemas ADDW incluem câmaras de infravermelhos que funcionam com pouca luz ou na escuridão, tornando-os eficazes em qualquer altura do dia.
Sistemas avançados: Preparados para assumir o controlo, se necessário
Depois, há os sistemas de ponta que combinam o DDAW e o ADDW, integrando-os com os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), como a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o cruise control adaptativo, a prevenção de colisões e a travagem automática. Com a capacidade de controlar aspectos do próprio automóvel, os sistemas avançados não se limitam a avisos – também se destinam a intervenções.
Funcionam?
De acordo com o Euro NCAP, os veÃculos equipados com sistemas de monitorização do condutor sofrem significativamente menos acidentes. Especialmente os causados por fadiga ou distração. A Volvo refere que os seus automóveis com estes sistemas registaram uma redução de 30% nos acidentes.
Entretanto à medida que estes sistemas de segurança continuam a evoluir, espera-se que adaptem o reconhecimento facial e a tecnologia de IA para reconhecer os condutores, os seus hábitos de condução especÃficos e antecipar potenciais problemas. Estes sistemas poderão avaliar todo o seu estado fisiológico, detectando o ritmo cardÃaco, os nÃveis de stress e até o seu estado emocional. Se o seu automóvel detetar que está demasiado stressado ou agitado, poderá sugerir uma pausa. Também ajustar o ambiente interior ou ativar caraterÃsticas calmantes, como música suave ou iluminação ambiente.
Além disso, à medida que os automóveis se tornam mais autónomos, serão programados para assumir o controlo se detectarem um problema com o condutor, encostando o veÃculo em segurança ou, à medida que a autonomia avança, até mesmo conduzindo o automóvel para casa ou para um hospital se forem detectados problemas médicos graves.
Agora já sabe porque razão o seu automóvel novo está a vigiar tudo o que faz.