O que fazer quando o seu automóvel atinge os 100 mil kms?

Muitas pessoas perguntam-se o que devem fazer para o carro durar mais tempo. Isto é  compreensível dado o aumento significativo do valor dos carros usados desde a pandemia. Com várias pessoas a trabalhar a partir de casa e os elevados preços dos combustíveis, já não utilizamos os nossos veículos como antigamente. Mas se optar por manter o seu veículo durante muito tempo, este irá inevitavelmente atingir uma quilometragem elevada. Neste sentido o que deve fazer quando o automóvel atinge a marca dos 100 mil kms?

O que fazer quando o seu automóvel atinge os 100 mil kms? 

Substituição de fluidos

A inevitável mudança de óleo é a primeira coisa que vem à mente, não só para o motor, mas também para a transmissão, os travões e, se tiver uma tração integral, os diferenciais e a caixa de transferência. Ao escolher fluidos de qualidade, estará a ajudar a prolongar a vida útil dos componentes mecânicos. E não se esqueça de substituir também os filtros.

Correias

Após 100.000 km, a maioria das correias atinge um estado crítico ou de desgaste, por isso deve verificá-las e substituí-las o mais cedo possível. Uma falha na correia de transmissão, por exemplo, pode criar sérios problemas e uma fatura elevada.

Auto mechanic changes the timing belt in the car, close-up

Suspensão

Nesta fase, recomenda-se também uma inspeção minuciosa da suspensão, uma vez que o seu veículo já passou por muitos buracos e solavancos. É provável que seja necessário substituir alguns amortecedores e efetuar um alinhamento das rodas.

Pneus

Por falar em rodas, os pneus montados nelas ainda são os originais? Em caso afirmativo, deve comprar pneus novos. Além disso, se nunca substituiu os discos e as pastilhas dos travões depois dos 100 000 km, prepare-se também para isso.

pneus sem ar, pneus durarem mais, mudar de pneus, sinais da direção do automóvel

Bateria

Bem, a bateria de 12 volts de um automóvel tem, normalmente, uma vida útil de cinco anos. Se a sua bateria nunca foi substituída até esta altura, é provavelmente a altura certa para o fazer. Pode mandar testá-la para ver quanto tempo de vida lhe resta, mas lembre-se que é melhor prevenir do que remediar, especialmente numa manhã fria. Poderá também ser necessário substituir as velas de ignição.

Ao efetuar estes trabalhos de manutenção geral, maximiza as suas hipóteses de ter um veículo que funciona quase como novo durante mais 100 kms.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também