Auto: Botões são melhores que “coisas” touch! Que novidade!

Consegue imaginar estar a conduzir, e por acaso lhe apetecer mudar de estação de rádio, ou mudar a temperatura do Ar Condicionado? Pois bem, nos tempos modernos, isto é extremamente mais difícil, porque a grande maioria das fabricantes decidiu meter os botões físicos para trás das costas, de forma a apostar em ecrãs e botões sensíveis ao toque.

Pois bem, enquanto usar painéis sensíveis ao toque no nosso smartphone, relógio, tablet, etc… É simplesmente sensacional e natural, na prática da condução é extremamente desaconselhado, e em alguns casos, é mesmo meter a nossa vida em risco, tal tem sido a implementação simplesmente irresponsável de algumas empresas gigantescas no mundo automóvel.

- Publicidade -

Algo que um novo estudo de segurança veio provar! Mas isto era mesmo uma novidade?

Auto: Botões são melhores que “coisas” touch! Que novidade!

Portanto, na prática da condução, para a segurança de todos, o condutor tem de estar atento à estrada e não aos ecrãs e menus do seu automóvel. Sendo exatamente por isso que os botões físicos são preferíveis, pelo simples facto de oferecerem feedback tátil, e claro, de serem extremamente simples na sua utilização.

Esta foi a conclusão de um novo estudo da revista auto Vi Bilägare, que testou 12 veículos, 11 deles modernos com ecrãs e botões touch, e claro, um outro mais antigo, com 17 anos (Volvo V70), com os velhos mas sempre acessíveis botões físicos.

Como foram feitos os testes?

A ideia da revista foi perceber quanto tempo um condutor ‘normal’ precisa para fazer alguns processos simples no exercício da condução, a velocidades entre os 120 e os 130km/h. Para isto, os condutores de teste tiveram algum tempo para conhecer os automóveis, e as suas especificidades.

Dito isto, os testes passavam por ativar os bancos aquecidos, aumentar a temperatura do AC em 2 graus, ligar o desumidificador dos vidros, ligar o rádio e meter uma estação escolhida previamente, e por último, baixar o brilho dos paineis.

Como já deve ter percebido, o velho Volvo V70 de 2005 foi quem se portou melhor, com o condutor a demorar apenas 10 segundos a fazer todas as suas tarefas. Entretanto, no outro lado do espetro, temos o MG Marvel R, com o condutor a precisar de 44.6s para fazer todas as tarefas propostas.

O automóvel moderno que melhor se portou foi o Dacia Sandero, com o condutor a precisar de 13.5 segundos. A seguir temos o Volvo C40, com o condutor a precisar de 13.7s.

Porquê a troca dos botões para o ‘touch’?

Isto é incrível, mas os ecrãs e botões touch são significativamente mais baratos que os velhos botões físicos. Além disso, também permitem interiores mais bonitos e simples. Para terminar, com um sistema de controlo baseado num ecrã, é possível fazer atualizações, ou seja é possível adicionar novas funcionalidades.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Prefere os antigos botões, ou quer algo mais moderno no seu automóvel? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.