Aumentos de preço? O problema não é só agora. É depois!

Muito se anda a falar de aumentos de preço a sério no mundo da tecnologia. Ou seja, tudo o que tem memória RAM ou chips NAND Flash para armazenamento, vai ter de aumentar de preço a sério ao longo das proxímas semanas ou meses. Estamos a falar de portáteis, computadores desktop, smartphones, tablets, e na loucura até smartwatches.

Vai ser complicado, e em alguns casos já se fala de aumentos acima dos 30%.

Aliás, em Portugal, já temos lojas a vender kits de memória RAM acima dos 1000€. É um perfeito absurdo, quando há algumas semanas atrás era possível encontrar esses mesmos kits a pouco mais de 100 ou 200€.

Infelizmentem, as coisas vão complicar, e tudo indica que vai ser pelo menos até ao segundo semestre de 2027. Mas, o problema real nem sequer está nestes próximos meses que se aproximam. Está no depois.

Aumentos de preço? O problema não é só agora. É depois!

Tecnologia

Portanto, quantas vezes algo aumento devido a um acontecimento temporário, e depois nunca mais desce? Aliás, quando é que existiram descidas de preço no mundo da tecnologia moderna? Pois, o problema é esse.

Eu só me lembro de uma vez, na altura em que a Samsung retirou o carregador e os auscultadores da caixa dos seus smartphones. Mas, logo no ano seguinte, anulou esse aumento e meteu mais alguns euros em cima do preço original.

Ou seja, se as vendas continuarem saudáveis, é muito provável que os preços continuem altos depois da “crise”.

E aqui é preciso ter em conta que vendas saudáveis não significa vender muito. Significa vender o suficiente para ganhar dinheiro a sério. Aliás, esta crise é tudo menos inocente. As fabricantes sabiam o que estavam a fazer quando baixaram os níveis de produção durante o COVID e os mantiveram baixos todo este tempo.

A ideia aqui foi criar uma oferta reduzida, isto enquanto a IA continuava a galopar no lado do investimento. Talvez não tenha corrido tão bem, porque acredito que o resultado final está a ser exagerado.

Mas, quem vai ganhar, e de facto até já está a ganhar dinheiro a sério, são as fabricantes de memória RAM. Foi planeado!

Aliás, a Micron até acabou com a Crucial, a sua marca própria para consumo, porque ganha muito mais dinheiro a vender para terceiros.

Mas, mais uma vez, temos algum poder de decisão no meio de tudo isto.

Agora é indiferente. Fazer boicote a produtos não vai criar qualquer mossa, porque se não venderem para consumidores finais, as fabricantres de memória vão vender ao mundo da IA.

Mas, isso não vai durar para sempre. Se os consumidores fecharem a carteira, quando toda a loucura passar, algo vai ter de mudar. O problema é… Isso raramente acontece. Por isso, o mais certo é que vamos mesmo ter tempos complicados à nossa frente.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também