Aumento do IUC: Manter o seu carro antigo é mais sustentável?

Como deve saber, o IUC (Imposto Único de Circulação) vai aumentar já no próximo ano para todo e qualquer carro com matriculado antes de Julho de 2007. Basicamente, vai ser adicionada uma taxa “ambiental”, que pode ir até aos 25€, consoante a totalidade de gases que o seu veículo manda para a atmosfera.

Vamos tentar comentar um pouco o tema, não só do ponto de vista do Português que normalmente prefere carros usados porque não tem dinheiro para novos, mas também no ponto de vista central deste aumento. O factor ambiental.

Aumento do IUC: Manter o seu carro antigo é mais sustentável?

carro, IUC

De forma muito resumida, para além do facto de tudo isto ser “mais uma facada” para os condutores que pura e simplesmente não têm capital para trocar de carro, a realidade é que esta taxa ambiental é um pouco… Hipócrita?

Afinal, o que é melhor para o ambiente? Um condutor continuar com o seu automóvel, que já deixou a sua pegada ambiental, e agora é só mantido para cumprir a sua missão de levar o condutor para o trabalho ou para levar os míudos à escola, ou comprar um carro completamente novo, que por sua vez vai enviar muitos mais gases para a atmosfera no fornecimento de todas as peças à fábrica, produção, e ainda envio para o cliente final?

É uma questão pertinente, porque esta taxa adicional parece uma espécie de castigo, para obrigar os condutores de veículos mais antigos a trocar de carro.

Porém, a realidade é que o mercado automóvel além de caro, e na verdade muito longe das posses do mais normal dos Portugueses. (Sendo exatamente por isso que a grande maioria dos condutores Lusos preferem comprar usado ou importar) Está também significativamente mais complexo no lado da manutenção. Quer queria um carro a gasóleo, gasolina, eletrificado ou 100% elétrico… Os custos de manutenção estão a ficar proibitivos! Com vários modelos a aparecerem cheios de problemas devido à corrida tecnológica que estamos a ver no mercado de nova geração.

É um tema complexo! Nós sabemos. Sendo exatamente por isso que queremos a sua opinião? O que acha deste aumento do IUC para carros antigos? Faz sentido? É mais uma medida sem noção da realidade? Já vale tudo para ir buscar dinheiro aos contribuintes? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados