Depois do anúncio do aumento do IUC (Imposto Único de Circulação) para automóveis mais antigos como uma nova “taxa ambiental”, eis que também vai ter de começar a pagar os velhos sacos de plástico que usa para comprar fruta, ou outros produtos avulso.
Em suma, isto é ambiental, ou é apenas um novo imposto escondido?
Até os sacos da fruta vão começar a ser pagos no supermercado!
Sim, até os sacos de plástico super finos e frágeis dos supermercados vão começar a ser pagos. Uma medida que não faz muito sentido, por ter a palavra ambiental associada. Um saco de plástico que os supermercados costumam “oferecer” para a fruta e outros produtos mais específicos, vão começar a custar 4 cêntimos por unidade.
Mas… Se fosse um problema ambiental, não faria mais sentido trocar estes sacos de plástico por sacos de papel? Claro que sim, mas isso não daria origem a uma nova fonte de receitas para os supermercados, e claro, como imposto para o governo.
A verdade é que tendo como mote o ambiente, estão a surgir taxas e taxinhas, inclusivamente nas caixas do takeaway. Se somarmos tudo isto então o preço do produto final acaba por sofrer um acréscimo considerável. Como referido acima, a oferta de sacos de papel, como aliás já acontece lá fora, é uma medida muito mais satisfatória e lá está amiga do ambiente.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.