Connect with us

Tutoriais

Aumentar a velocidade do Samsung Galaxy S8

Bruno Fonseca

Publicado a

O Samsung Galaxy S8 é um smartphone muito rápido mas no entanto não existe nada que o tempo não desgaste. Mesmo os melhores dispositivos começam a mostrar uma pequena deterioração no desempenho após meses de utilização. Nas próximas linhas vamos explicar como podem manter o S8 tão rápido, como se o tivessem acabado de comprar.

Samsung Galaxy S8: Alterar o modo de desempenho

O Samsung Galaxy S8 é um dispositivo de alto desempenho. Porém, nem sempre é necessário que o smartphone esteja a dar o máximo. Algumas pessoas valorizam, por exemplo, a autonomia da bateria. A pensar nisso, a Samsung disponibiliza diversos modos de desempenho para se adaptar da melhor forma às necessidades dos utilizadores.

O modo que a Samsung recomenda é o otimizado que faz a melhor gestão entre vida útil da bateria. No entanto existem outras boas opções de acordo com cada tipo de utilização. Quem joga tem disponível o modo de jogo, quem quer entretenimento tem disponível um modo específico que melhora a música e os vídeos e existe ainda o modo de alto desempenho para quem quer o equipamento a dar o máximo.

Não se esqueçam que quanto maior for o desempenho, menos dura a bateria.

Onde encontrar a opção:

Para acederem a esta opção vão até ao menu definições e posteriormente na lupa pesquisem por desempenho. Posteriormente carreguem em modo de desempenho.

Samsung Galaxy S8: Alterar o modo de desempenho

Samsung Galaxy S8: Reduzir a resolução do ecrã

O ecrã do Samsung Galaxy S8 tem 4.262.400 pixéis (2960 × 1440), o que pode ter muito peso no processador e na placa gráfica. Ao optarem por resoluções mais baixas vão conseguir que o vosso equipamento funcione melhor.

Onde encontrar a opção:

Dentro das configurações vão conseguir ajustar a resolução do ecrã. Podem optar por manter o WQHD+ que terá maior impacto no funcionamento do equipamento, ou utilizarem FHD+ ou HD+. Lembramos que quanto menor a resolução, mais o dispositivo vai acelerar.

Samsung Galaxy S8: Alterar a resolução do ecrã

Samsung Galaxy S8: Remover aplicações desnecessárias

Encher a memória de qualquer telefone com aplicações desnecessárias nunca é boa ideia. É que muitas delas correm em segundo plano e como tal atrasam o equipamento e contribuem para que a bateria dure menos tempo. Por tudo isto removam as aplicações que não utilizam. Se por algum motivo não as conseguirem remover, então desativem-nas.

Onde encontrar a opção:

Tudo o que necessitam de fazer é acederem a configurações e posteriormente a Aplicações.

Samsung Galaxy S8: Remover aplicações desnecessárias

Samsung Galaxy S8: Limpar a cache

Esta questão é sempre controversa para a grande maioria dos utilizador. Uns afirmam que se deve limpar a cache com regularidade, outros dizem que não. Se por um lado a cache pode ajudar a que tudo corra mais rapidamente (especialmente numa fase inicial) com o passar do tempo deixa de ser assim. Os dados ficam corrompidos e ocorrem por vezes problemas inesperados. Assim será sempre uma boa ideia limpar a cache uma vez por mês.

Onde encontrar a opção:

Para esse efeito, vá a definições e na lupa escreva manutenção. Carregue em manutenção do dispositivo e posteriormente em otimizar (ou corrigir) agora. Isto vai limpar a memória cache bem como outras funcionalidades.

Samsung Galaxy S8

Ativar o Download Booster

Antes de qualquer outra coisa um aviso. Se ativarem esta função vão gastar tráfego móvel, mesmo que estejam a utilizar uma rede WiFi. O Download Booster aumenta a velocidade de download do S8 ao combinar a ligação WiFi com 4G para que tudo seja mais rápido. Se tiverem dados ilimitados ou um volume de tráfego muito grande a nível mensal deverão utilizar esta funcionalidade para que possam descarregar ficheiros com muito maior rapidez. Caso contrário, abstenham-se de o utilizar.

Onde encontrar a opção:

Na pesquisa presente em definições escrevam download booster e posteriormente carreguem na entrada que surgir.

Samsung Galaxy S8: Livrem-se dos Widgets

É verdade que os Widgets são convenientes, no entanto podem atrasar o equipamento. Se realmente precisam deles, deixem-nos no ecrã principal. Caso contrário e se apenas lá estão por uma vertente estética livrem-se deles. Acreditam que o desempenho do vosso equipamento vai agradecer.

Opções de programador

Para as últimas dicas vão ter de utilizar as opções de programador que normalmente não estão acessíveis por defeito. No entanto, quando bem configuradas podem melhorar muito a experiência de utilização e o desempenho. Eis como as ativarem:

  1. Acedam às definições
  2. Carreguem em Acerca do dispositivo.
  3. Procurem por Informações do Software
  4. Procurem por Nº de compilação e carreguem lá sete vezes.

Agora estão preparados para seguirem as próximas linhas.

Limitar os processos em segundo plano

Os smartphones estão a sempre a executar determinadas tarefas em segundo plano e quando esses processos se acumulam, podem diminuir em larga escala o desempenho do dispositivo. Ao limitarem estes processos vão conseguir garantir sempre o máximo desempenho. Para esse efeito dirijam-se a “Opções de programador e procurem por “Limitar processos em segundo plano”. Agora poderão indicar, por exemplo, no máximo 2 processos. Posteriormente, podem reiniciar o dispositivo e aproveitarem as melhorias ao nível do desempenho. Tenham em atenção que não devem colocar um valor muito baixo pois poderá impedir que as aplicações que utilizam funcionem convenientemente.

Reduzir escalas de animação

As animações são agradáveis, mas podem ter um forte impacto no desempenho. Se as desligarem vão ficar com um equipamento mais rápido. Vão a “Opções de programador” e vejam as configurações de animação. Definam todas para 0.5x para obterem um melhor desempenho.

Não mantenham as atividades

A capacidade multitarefa do Android é impressionante, mas também pode ser uma das razões pelas quais os telefones ficam mais lentos com o passar do tempo. A opção “Não manter atividades” faz com que as aplicações não sejam executadas em segundo plano quando fechadas, mantendo a memória RAM livre para outros processos.

Vá a definições e posteriormente a opções para programador e ative a opção “Não manter atividades”. Reinicie o equipamento para que esta opção fique bem ativada.

Querem saber mais sobre o Samsung Galaxy S8 e S8 Plus. Leiam a nossa análise.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

notch do Pixel 3 XL notch do Pixel 3 XL
Android3 horas atrás

Google Pixel 3 XL: Afinal risca-se muito ou não? Veja e descubra!

Se gosta dos telemóveis da Google e está no mercado à procura de um topo-de-gama, de certeza que gostava de...

Android4 horas atrás

Nokia X7 vai chegar aos mercados internacionais como Nokia 8.1

Como muitos dos nossos leitores devem saber, no início deste ano, a HMD Global lançou o Nokia X6 como um...

Android5 horas atrás

Huawei aproveita o ‘Hype’ do Mate 20 e confirma telemóvel dobrável 5G!

A Huawei acabou de lançar aquele que é provavelmente o telemóvel do ano, na forma do Mate 20 Pro, em...

Android6 horas atrás

Samsung prepara Galaxy com Snapdragon 710 para Janeiro

Embora a Samsung em território europeu não goste de utilizar chipsets concorrentes, recentemente equipou o câmara quádrupla Galaxy A9 com...

Android8 horas atrás

OnePlus 6 recebe OxygenOS open beta 5: Saiba o que muda!

Se tem um OnePlus 6 saiba que já pode instalar o OxygenOS open beta 5. No entanto, não esperem nada...

Especiais10 horas atrás

Oops!? Atualização de Outubro do Windows 10 tem outro problema!

A Microsoft tem passado a grande maioria do mês de Outubro, a tentar corrigir todos os problemas da sua última...

Jogos12 horas atrás

Jogos da PlayStation 5 poderão vir a utilizar os novos discos Blu-Ray XL

A PlayStation 5 vai ser a consola de nova geração da Sony, que irá substituir as atuais PS4 e PS4...

Especiais14 horas atrás

YouTube implementou um ‘Mini-Player’ para os Browsers Desktop

Parece que, FINALMENTE, quem costuma ver vídeos do YouTube no seu computador pode festejar! Pois, já pode reproduzir os vídeos...