Sem grandes surpresas a Google revelou ao mundo que o nome de código do novo Android 8.0, será o Android Oreo.
Como sabem o nome Oreo é um nome registado, neste caso por parte da Nabisco, mas ainda assim não é a primeira vez que a Google estabelece uma parceria com uma marca de alimentação. Já o tinha feito, por exemplo, com o KitKat.
O Oreo vem com diversas melhorias como os limites às aplicações que correm em segundo plano para aumentar a autonomia da bateria, melhorias no bluetooth ao nível do áudio e o Google Play Protect.
Os utilizadores vão ainda poder contar com um arranque mais rápido (quase o dobro), novos emojis e menus.
Maior fluidez
Experiências Fluídas é a forma da Google ajudar os utilizadores a serem mais produtivos. O Android O tem uma nova framework que acelera por hardware as funcionalidades neurais de rede, o que ajuda a manter alguns dos componentes de AI no dispositivo. Na prática isto evita a necessidade de se encontrar um servidor on-line para lidar com determinadas funções, como por exemplo, as acções em caixas de seleção de texto.
Picture-in-Picture
Esta é uma expressão e uma ferramenta familiar em muitas televisões, na aplicação do YouTube no Android e, claro, no iOS.
A Google adicionou um modo Picture-in-Picture ao Android O.
Com um vídeo do YouTube a ser reproduzido, toquem no botão Home e o vídeo passará a ser exibido numa pequena janela que pode permanecer no ecrã enquanto navegam por outras aplicações. Podem ainda definir novos posicionamentos da janela e arrastarem-na para fora do ecrã quando quiserem terminar a reprodução.
Pontos de notificação
Muitos utilizadores já estão habituados ao símbolo de notificação por cima das aplicações, uma vez que esta funcionalidade está presente em diversos launchers para Android. No Android O vai surgir um pequeno ponto por cima dos ícones das aplicações com notificações ativas que dará acesso a acções que são possíveis executar.
Seleção inteligente de texto
Com o Android O, as funções de seleção de texto vão muito além do simples copiar e colar. GIF Na realidade é agora possível utilizar o Google AI para agir com as palavras de forma inteligente. Por exemplo, se selecionar um número de telefone, basta tocar no mesmo para fazer a marcação. Se selecionar um endereço, um único toque irá iniciar a navegação. Um aspeto interessante é que podem selecionar frases ou endereços completos ou invés de uma só palavra.
Preenchimento automático
O preenchimento automático vai estar disponível para as aplicações mais utilizadas no Android O. É certo que esta funcionalidade tem de ser implementada de forma encriptada nas aplicações que a forem utilizar. Porém e a partir daí, o Android O vai passar a lembrar-se dos vossos nomes de utilizador e palavras-passe para acederem rapidamente a aplicações que deles necessitam.
Vitals
Vitals é o nome de código com que a Google batizou o conjunto formado pelas ferramentas de segurança, otimizações do sistema operativo e ferramentas que os programadores podem utilizar para tirarem ainda mais partido do equipamento. No Google I/O 2017 foi anunciado, por exemplo, o Google Play Protect que consiste numa espécie de antivírus para aplicações Android. Importa salientar que até agora já foram analisadas 50 mil milhões de aplicações.