Android Oreo: tudo o que precisam de saber


Por em

Sem grandes surpresas a Google revelou ao mundo que o nome de código do novo Android 8.0, será o Android Oreo.

Como sabem o nome Oreo é um nome registado, neste caso por parte da Nabisco, mas ainda assim não é a primeira vez que a Google estabelece uma parceria com uma marca de alimentação. Já o tinha feito, por exemplo, com o KitKat.

O Oreo vem com diversas melhorias como os limites às aplicações que correm em segundo plano para aumentar a autonomia da bateria, melhorias no bluetooth ao nível do áudio e o Google Play Protect.

Os utilizadores vão ainda poder contar com um arranque mais rápido (quase o dobro), novos emojis e menus.

Maior fluidez

Experiências Fluídas é a forma da Google ajudar os utilizadores a serem mais produtivos. O Android O tem uma nova framework que acelera por hardware as funcionalidades neurais de rede, o que ajuda a manter alguns dos componentes de AI no dispositivo. Na prática isto evita a necessidade de se encontrar um servidor on-line para lidar com determinadas funções, como por exemplo, as acções em caixas de seleção de texto.

Picture-in-Picture

Esta é uma expressão e uma ferramenta familiar em muitas televisões, na aplicação do YouTube no Android e, claro, no iOS.

A Google adicionou um modo Picture-in-Picture ao Android O.

Com um vídeo do YouTube a ser reproduzido, toquem no botão Home e o vídeo passará a ser exibido numa pequena janela que pode permanecer no ecrã enquanto navegam por outras aplicações. Podem ainda definir novos posicionamentos da janela e arrastarem-na para fora do ecrã quando quiserem terminar a reprodução.

Pontos de notificação

Muitos utilizadores já estão habituados ao símbolo de notificação por cima das aplicações, uma vez que esta funcionalidade está presente em diversos launchers para Android. No Android O vai surgir um pequeno ponto por cima dos ícones das aplicações com notificações ativas que dará acesso a acções que são possíveis executar.

Seleção inteligente de texto

Com o Android O, as funções de seleção de texto vão muito além do simples copiar e colar. GIF Na realidade é agora possível utilizar o Google AI para agir com as palavras de forma inteligente. Por exemplo, se selecionar um número de telefone, basta tocar no mesmo para fazer a marcação. Se selecionar um endereço, um único toque irá iniciar a navegação. Um aspeto interessante é que podem selecionar frases ou endereços completos ou invés de uma só palavra.

Preenchimento automático

O preenchimento automático vai estar disponível para as aplicações mais utilizadas no Android O. É certo que esta funcionalidade tem de ser implementada de forma encriptada nas aplicações que a forem utilizar. Porém e a partir daí, o Android O vai passar a lembrar-se dos vossos nomes de utilizador e palavras-passe para acederem rapidamente a aplicações que deles necessitam.

Vitals

Vitals é o nome de código com que a Google batizou o conjunto formado pelas ferramentas de segurança, otimizações do sistema operativo e ferramentas que os programadores podem utilizar para tirarem ainda mais partido do equipamento. No Google I/O 2017 foi anunciado, por exemplo, o Google Play Protect que consiste numa espécie de antivírus para aplicações Android. Importa salientar que até agora já foram analisadas 50 mil milhões de aplicações.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

AirPods são agora entregues em 2-3 semanas

Cães e Gatos para o The Sims 4

Seguinte