Áudio: Conhece as diferenças entre o som High-End, HD e Hi-Fi?

Recentemente, a equipa da Leak.pt foi convidada pela Imacustica, uma loja especializada no som de alta fidelidade em Portugal, sendo também responsável pela distribuição de marcas muito antigas do mundo da música, que muito provavelmente, nunca ouviu falar.

Consegue imaginar estar sentado numa sala construída apenas e só para ouvir música de alta qualidade, com duas colunas, cada uma a custar 250 mil euros à sua frente? Não? Eu já tive essa experiência, e meus amigos, podem acreditar que tive uma injeção de humildade ali, naquele mesmo exato sítio.

Fazia ideia, que pode reunir com a equipa desta mesma loja, e ter um sistema de som à sua medida, e à medida da sua carteira. Ter som de alta qualidade é caro, mas se é um fã a sério, talvez valha a pena ver o que este pessoal, que já anda a ‘brincar’ neste mercado desde 1986, tem para lhe oferecer.

Mas antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o mundo do áudio. O que é o tão badalado som de “Alta Fidelidade”?

áudio, Hi-Fi

Portanto, como deve imaginar, tal e qual como o mundo dos automóveis, dos computadores, e claro, dos smartphones, o mundo da música está repleto das mais diversas ofertas, para os mais variados tipos de gostos (e carteiras). Afinal de contas, apesar de parecer estranho para o mais comum dos mortais, gastar 1000, 10.000, ou 100 mil euros num sistema de som, existem compradores muito exigentes na qualidade de som, e no uso de tecnologias inovadoras e fora do comum, enquanto outros procuram mais o famoso equilibro entre o preço e a qualidade.

Dito isto, como bons portugueses que somos, duvidamos sempre da coisa… Existem mesmo essas diferenças gigantes, que façam valer a pena gastar MILHARES de euros, num sistema de som?

Ora bem, numa resposta clara, curta e concisa… claro que sim!

High-End

Ora bem, o termo high-end desataca-se por em produtos que acolhem tecnologia de ponta, por isso, em teoria, estão bastante acima da tecnologia atual, ou da tecnologia mais popular do mercado.

Entretanto, além da inovação, também temos aqui aliado os materiais mais caros, e por isso, de maior qualidade. No som isto quer dizer que vai obter um produto com o objetivo de ser o melhor na sua gama.

Contudo, como qualquer entusiasta do mundo do áudio lhe poderá dizer, ser mais recente, ou mais avançado, não significa que seja melhor.

HD

O termo HD (High Definition) no mundo musical, costuma estar associado aos projetos com um custo mais em conta, especialmente quando comparados aos projetos Hi-Fi de topo. Muito resumidamente, o objetivo aqui é a manter a qualidade sonora com a emoção dedicada ao consumidor.

No entanto, esta gama não se caracteriza pelo som extremo, mas sim dinâmico, onde o ideal para audição ronda os 90-100dB.

Hi-Fi

Pois bem, aqui temos o topo deste mundo, a categoria Hi-Fi é a que todos querem conhecer, e claro, é tão extensa quanto as suas possibilidades financeiras. A qualidade do áudio da sua casa, é do mesmo exato tamanho da sua carteira, ou vontade de gastar dinheiro que tenha quando começa a montar o seu setup.

Afinal, nesta categoria, podemos ir de apenas um equipamento, comum, que pode encontrar nos centros comerciais, até aos números que conseguem rondar os 6 ou 7 dígitos em lojas da especialidade, como é o caso da Imacustica.

Assim, nesta categoria, a intenção vai além da potência e qualidade do áudio. Com uma maior preocupação do palco e imagem sonora. Basicamente, tentar oferecer a experiência real de estar num concerto a ouvir os seus artistas preferidos.

Desta forma, quando feito da forma mais correta, é necessário ter muito ‘know-how’. Ou seja, é preciso saber o que estamos a fazer. A posição das colunas depende de muita coisa, estas não podem ser postas no chão, mas sim num suporte pensado para o efeito, temos de ter vários aparelhos, pensados para oferecer a melhor informação possível para estas mesmas colunas, para por fim, estas nos mandarem para outra dimensão… Ou melhor dito, para nos levarem para um autêntico concerto, de rockalhada, mesmo ali à nossa frente. A ideia desta categoria, é termos a nossa banda favorita, em nossa casa, quando queremos e bem entendemos

Um bom exemplo de como as coisas funcionam nesta categoria, é mesmo comparar com a Fórmula 1. Onde são necessários imensos meses de pequenos ajustes para chegar a níveis competitivos.

Contudo, dito tudo isto, a verdade é que a grande maioria das pessoas não consegue diferenciar esta gama em comparação a um bom áudio HD. Mas se for um entusiasta à séria, e as coisas forem bem montadas, a diferença existe e é grande. 

Assim com os ajustes corretos (mecânicos e eletrônicos), o objetivo final é que cada instrumento e som soe da forma mais precisa à que estava fisicamente na altura de gravação. Desde a sua altura, largura, profundidade e até a distância entre instrumentos e vocal. A intenção é o teletransportar para a plateia logo em frente do palco.

Mas atenção!

Saiba que algumas músicas não conseguem transmitir tudo o que é necessário para atingir este nível de detalhe sonoro distinto. Depende imenso da forma como tudo foi gravado.

Conclusão

Em suma, o mundo do som é muito vasto, talvez demasiado vasto para o mais comum dos mortais (consumidores). Contando com uma variedade enorme de ofertas para até os ouvidos mais exigentes. Que como é claro, tem um preço que vai muito além do comum sistema de som.

Por isso, volto a frisar, se quiser entrar neste mundo, é muito boa ideia falar com uma equipa que saiba o que está a fazer, como é o caso da Imacustica mencionada em cima.

Ademais, gostou deste tema? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.