A Audi continua a encher as prateleiras da sua gama elétrica, e desta vez tivemos a oportunidade de testar o Q6 Sportback e-tron. No fundo, é a versão mais “esguia” e aerodinâmica do Q6 e-tron lançado em 2024. Ou seja, um SUV grande, 100% elétrico, com tejadilho a cair para trás no estilo coupé.
Sim, é possível ter um SUV que finge ser desportivo.
Mais um Audi para quem já gosta de Audis
Que carro é este? Bem… É um dos Audis que mais se sentiu como um… Audi. Ou seja, se te sentes confortável com a ideia de um Audi bem construído, silencioso e previsível, então este Q6 Sportback vai agradar-te.
Não revoluciona nada, mas também não falha em nada.
Tem presença, tem tecnologia e cumpre a sua missão de forma sólida e honesta.
Dimensões e estilo: é grande, mas não foge ao molde
Apesar do visual mais fluido e do tejadilho mais baixo, o Q6 Sportback é praticamente do tamanho do Q5. Lembra vagamente o Porsche Macan elétrico, com quem partilha grande parte da base técnica, e alinha-se em termos de dimensão com rivais como o Mercedes EQE SUV ou o Polestar 3.
A aerodinâmica também melhora, com um coeficiente de 0.26, ajudando a esticar a autonomia até uns números um pouco mais respeitáveis, mas assim dependentes do peso do teu pé.
Baterias grandes e carregamentos rápidos! Se encontrares o posto certo
A gama oferece duas baterias: uma “Large” com 83 kWh úteis, e uma “XL” com 94,9 kWh úteis. Tens também versões de tração traseira ou integral (quattro). O carregamento pode ir até 270 kW graças à arquitetura elétrica de 800V, permitindo encher dos 10 aos 80% em 22 minutos.
Na teoria, claro, porque encontrar um posto que entregue essa potência é ainda um problema nos dias que correm. Especialmente no verão, em que as filas para carregar já se fazem sentir.
E quanto à autonomia?
As marcas dizem uma coisa, e o nosso pé mete outro número na pura e crua realidade.
Este Q6 Sportback pode ir dos 550 quilómetros aos 650 quilómetros, sempre dependendo da configuração. Se consegue chegar a estes números? Sim, se estiver muito focado na eficiência energética, é de facto possível.
Mas, se anda com um carro a gasolina ou gasóleo, e gosta de pisar o pedal do acelerador, provavelmente não. Em percursos mistos vamos andar ali à volta dos 450 quilómetros, já em autoestrada (a andar bem), vamos aos 300 e poucos quilómetros.
É o normal. É um SUV elétrico!
Ao volante: confortável, silencioso e… previsível
Na estrada, o Q6 Sportback é aquilo que se espera de um Audi elétrico.
Refinação exemplar, silêncio absoluto a velocidades de autoestrada (até nos limites alemães) e uma condução segura. A direção é precisa, o chassis responde bem e até dá para se divertir um pouco na versão SQ6.
É um bom carro.
Podia ser até incrível para fazer grandes percursos. Mas já sabe que andar acima dos 120 quilómetros por hora, vai resultar em uma autonomia… Aquém.
Interior: bem feito e moderno!
A qualidade está lá, como seria de esperar. Mas o que me saltou à vista foi mesmo o facto de estar cheio de ecrãs, luzes e elementos táteis. Não vai agradar a toda a gente. Ainda assim, é um carro fácil de viver no dia-a-dia.
Sim, botões sensíveis ao toque e afins é cois aque eu detesto. Mas… Aqui nem está mal.
Simples de conduzir, espaçoso e confortável, com toda a assistência eletrónica que se espera num Audi de quase 70 mil euros.
Veredicto
Se procuras um SUV coupé elétrico e queres mesmo que tenha os quatro anéis à frente, o Q6 Sportback e-tron não vai desiludir. É rápido, confortável, competente e recheado de tecnologia. É também um automóvel que na minha opinião salta à vista.t Não é particularmente emocionante, nem vai ficar na memória como um marco na eletrificação da marca, mas cumpre tudo o que promete.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!