Ecrã verde: é seguro atualizar os smartphones Samsung?

Os relatos com linhas verdes no ecrã não param de chegar e isto está a assustar algumas pessoas. Isto porque parece que tudo pode estar relacionado com as atualizações que estão a chegar. Ou então não. Ora isto leva-nos a uma questão muito importante. Neste momento é seguro atualizar os smartphones Samsung? Quais os modelos mais afetados por este problema? É exatamente a isso que vamos responder já a seguir.

Ecrã verde: é seguro atualizar os smartphones Samsung?

O que todos estão a perguntar neste momento é se estas falhas de hardware podem ser causadas por atualizações de firmware. Em primeiro lugar, o que é o problema da linha verde que afeta alguns clientes de telemóveis Samsung Galaxy? Em suma, é um problema de visualização de origem ainda desconhecida que se manifesta como uma ou mais linhas verdes verticais (por vezes roxas) que atravessam o ecrã.

- Publicidade -

Muitos modelos de smartphones Galaxy têm tido este problema e, de facto, telemóveis de outras marcas também o têm tido – até mesmo iPhones equipados com painéis OLED.

Chromecast SmartView, atualizar os smartphones Samsung

Será que se trata de um problema de hardware? É um problema específico do OLED? Ou as actualizações de firmware podem danificar os ecrãs dos telemóveis Galaxy desta forma?

Bem, os smartphones são dispositivos complexos e, a menos que a Samsung apresente uma declaração oficial, não podemos ter a certeza de nada. O que podemos dizer é que, normalmente, as linhas verticais verdes e/ou roxas no ecrã de um smartphone indicam uma falha de hardware. Por exemplo, uma má ligação do ecrã. Não apenas nos telemóveis Samsung, mas em mais ou menos qualquer dispositivo, de qualquer marca, equipado com um painel OLED.

Este tipo de problema de linha verde pode ter algumas causas. Por exemplo, a ligação OLED pode ter entrado em curto-circuito devido a danos causados por líquidos ou outros fatores. Deixar cair o telemóvel também pode causar danos no hardware e levar a estes problemas de linhas verdes no ecrã.

Há também a possibilidade de defeitos de fabrico. No entanto, na maioria dos casos, seria lógico assumir que estes defeitos de fabrico seriam perceptíveis imediatamente após ligar o telemóvel, em vez de surgirem após alguns anos de utilização.

Mas e as actualizações de firmware?

Até que surjam mais evidências, não podemos ter a certeza das causas por detrás dos problemas de ecrã com linhas verdes que afetam alguns smartphones Galaxy (e outros). No entanto, a maioria dos sinais aponta para falhas de hardware e para a natureza humana, em vez de qualquer coisa que tenha a ver com software.

Algumas pessoas afirmam que tudo isto é causado por actualizações de firmware, e adoptaram essa narrativa nas redes sociais. Mas é provavelmente mais sensato evitar publicações sensacionalistas nas redes sociais quando se trata de tentar obter informações sobre qualquer problema. É provavelmente melhor tentar identificar os mesmos padrões antigos que surgem ano após ano e considerar os poucos factos que existem:

Existe uma taxa de falha inerente a qualquer aparelho eletrónico de consumo. Estes problemas da linha verde acontecem, embora raramente, com todas as marcas de telemóveis. No entanto, a Samsung é o maior fabricante de telemóveis e, por isso, é o que recebe mais atenção.

O que tem de saber

Estes relatos de problemas com a linha verde do ecrã são em número minúsculo quando comparados com os números de vendas de telemóveis da Samsung. Este problema está longe de ser tão generalizado como pode parecer.

Os problemas do ecrã com a linha verde parecem afetar muitos modelos de diferentes gamas de preços, incluindo os Galaxy A, M, S e Z.

s24

Os relatórios relativos ao problema do ecrã com a linha verde são frequentemente uma bola de neve de poucos em poucos meses. Os meios de comunicação social recolhem estes relatórios de utilizadores, após o que surgem mais relatórios de utilizadores, e assim por diante, criando um ciclo de feedback.

Alguns utilizadores das redes sociais, à procura de envolvimento, simularam problemas com a linha verde.

Não devemos ignorar o elemento humano, ou seja, existe sempre a possibilidade de uma percentagem de utilizadores de telemóveis afetados ter causado danos acidentais nos seus telemóveis, ter reparado indevidamente o ecrã de terceiros ou estar a utilizar ecrãs de terceiros, mas omitir estes detalhes nos seus relatórios. Isto torna ainda mais difícil identificar a verdadeira causa do problema para os utilizadores que deveriam ter direito a uma explicação oficial ou a reparações gratuitas.

O aparecimento de linhas verdes após uma atualização de firmware pode ser uma mera coincidência. Não há nada que as associe, a não ser conjecturas.

É provável que seja mais inseguro nunca mais atualizar o telemóvel

A Samsung lança atualizações de firmware regularmente – pelo menos uma vez por mês para os modelos principais – o que significa que alguns desses problemas de exibição de linha verde podem coincidir com lançamentos de atualização de firmware, mesmo que os dois não estejam completamente relacionados.

Pelo que parece, é provavelmente mais seguro continuar a atualizar o telefone com novos patches de segurança do que tentar evitar o problema, nunca mais atualizando o telefone. Há uma razão para a existência de patches de segurança.

Ou seja, pode continuar a atualizar os smartphones Samsung.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.