Inicio Hardware (Atualização) Placas NVIDIA Ampere: 8192 núcleos e 24/48GB!?

(Atualização) Placas NVIDIA Ampere: 8192 núcleos e 24/48GB!?

Atualização 5/3/2020 -> Acabou de ser descoberta uma outra nova placa gráfica NVIDIA na base de dados do benchmark GeekBench, desta vez com 124 unidades de computação (CUs). O que por sua vez deverá significar a presença de 7936 núcleos CUDA, se por ventura a contagem de processadores continuar a mesma por cada unidade de computação. (Já mudou algumas vezes no passado).

Além disto, parece que a placa gráfica conta com 32GB de memória HBMe2, e a frequência base de 1.1GHz. O resultado foi de 222,377 pontos.

Mais uma vez mencionamos que estas unidades são provavelmente amostras de engenharia, por isso, a performance poderá ser significativamente mais alta no produto final.

Fonte


Notícia Original -> Isto é o clássico NVIDIA… Quando um gajo está de fim de semana, e está mesmo pronto a não fazer ponta… Eis que aparecem uma série de ‘leaks’ e rumores acerca das novas placas gráficas NVIDIA Ampere de 7nm! Levantando um pouco o véu sobre as especificações base, a performance esperada, entre outras coisas interessantes.

Novas placas NVIDIA Ampere: 8192 núcleos e 24/48GB de memória!?

Portanto, como deve saber, a próxima arquitetura NVIDIA tem o nome de Ampere, e logo a seguir devemos ter a Hopper! Mas calma, vamos concentrar-nos no que está prestes a chegar ao mercado.

Pois bem, as novas NVIDIA Ampere são baseadas no processo de 7nm. E como tal, parece que vão trazer um aumento de performance sério, bem como um novo nível de eficiência energético.



NVIDIA Ampere:

Como dissemos ontem, foram descobertos dois resultados Geekbench para duas novas placas gráficas NVIDIA. Uma com 7552 núcleos de processamento CUDA, a frequência de 1.11GHz e 24GB de memória (GDDR6 ou HMB2e).

De seguida, tivemos ainda o vislumbre da performance de uma outra placa com 6912 núcleos CUDA, a frequência de 1.01GHz, e ainda uns incríveis 48GB de memória. Contudo, estas placas que por si só já impressionam, nem sequer são as topo de gama!

NVIDIA Ampere (GPUs conhecidos):
  • NVIDIA Ampere GPU 1: 6912 cores
  • Ampere GPU 2: 7552 cores
  • Ampere GPU 3: 8192 cores (Versão Completa)

Como já dissemos no passado, estes benchmarks são claramente feitos a placas Tesla. Ou seja, nem sequer estamos a falar da gama Quadro, ou muito menos da gama GeForce. Dito isto, com este nível de performance, a arquitetura Ampere mete a atual Tesla V100 no bolso. Ora veja:

Resultados Geekbench 5
  • Ampere GPU 1: 184,096
  • Ampere GPU 2: 141,654
  • Tesla V100: 154,606
  • NVIDIA GV100: 142,837
  • NVIDIA TITAN RTX: 132,804

Tendo em conta estes resultados, a TITAN RTX custa atualmente 2500$, sendo a placa Turing mais cara da NVIDIA. Ou seja, custa 1000$ a mais que a super popular RTX 2080 Ti.

Contudo, até a placa Ampere mais fraca descoberta neste ‘leak’ ultrapassa a TITAN RTX com alguma facilidade. Com a versão de 7552 núcleos a conseguir atingir uns espantosos 184,096 pontos. (Atenção, ainda existe uma versão mais apetrechada que esta!).

Ainda assim, se está já super entusiasmado com a chegada das novas RTX 3000… Tenha calma! Nenhum destes GPUs irá dar vida a uma nova placa GeForce. Contudo, estes números dão-nos uma ideia do aumento de performance que iremos ver nos próximos meses. E meus amigos, não vai ser nada baixo! A AMD Radeon que se cuide, que não estou a ver a ‘Big Navi’ a rivalizar com isto.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

DualSense da PlayStation 5 funciona no Android e PCs

Os PCs e dispositivos Android garantem um bom suporte para diversos periféricos. Da lista fazem parte os comandos da Xbox e Stadia. No caso...

(Especial) A Apple não abandona a porta Lightning… Porquê?

Como deve saber, os novos iPhone 12 não trazem carregador nem auriculares na caixa. Uma tendência que começou um mês antes com os mais...

Play Store: instale já nos smartphones da Huawei com o Googlefier!

Não é surpresa que os dispositivos da Huawei e Honor lançados no ano passado não incluem os Google Mobile Services. É exemplo disso, o...

Os novos iPhone 12 usam um modem 5G ‘velhote’

Quando uma grande fabricante de smartphones como a Apple faz um lançamento, os consumidores estão obviamente à espera de encontrar os componentes mais modernos...

Confirmado – Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso!

Confirmado - Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso importante! - A Tesla criou grande parte da sua fama atual devido à performance...