(Especial) Qual foi a razão para a demora do regresso da AMD?

Apesar do sucesso dos recentes processadores Ryzen, a verdade é que a AMD tem ainda alguma reputação negativa às costas! Mas porquê?

Pois bem, no início da era dos processadores multi-core, e antes da chegada da arquitetura Zen que deu origem aos primeiros CPUs Ryzen e Threadripper… A AMD não era realmente grande coisa no mercado! Especialmente quando falamos das desapontantes arquiteturas Bulldozer e Piledriver.

- Advertisement -

(Especial) Qual foi a razão para a demora do regresso da AMD?

Ryzen 5 1600

Muito resumidamente, a única coisa que manteve a AMD no mercado foi a sua estratégia de preços. Ou seja, a empresa não conseguia competir nas gamas mais altas, mas tinha preços brutais nos segmentos budget. Assim, os consumidores optavam por ter mais ‘bang for the buck’, em vez de performance pura e dura.

Portanto, a AMD lutou durante anos contra a banca-rota, ao mesmo tempo que apostava nos muito fracos processadores FX. Mas depois veio a subida ao sucesso (Ryzen to success!)

Dito tudo isto, quando chegamos a 2016, temos o anúncio de uma nova arquitetura que no fundo era basicamente a última esperança da empresa! Algo com o nome de código “Zen”.



Curiosamente, o ‘hype’ foi mesmo estrondoso, com os primeiros benchmarks a prometerem performance a sério! Bem como um preço super apelativo para quem já estava farto do domínio da Intel. (Nesta altura, a rival da AMD já estava bem sentadinha à sombra da bananeira)

Entretanto, em 2017, tivemos mesmo a chegada dos primeiros processadores Ryzen, que aliados a um mapa de lançamentos super agressivo, meteu a AMD no mapa.

Aliás, nesta altura, tivemos logo a empresa a prometer quebrar a barreira dos 10nm em menos de 3 anos… Uma promessa cumprida! Visto que em Julho de 2017 tivemos a chegada dos primeiros produtos de 7nm! Naquilo que foi uma enorme derrota para a Intel, visto que foi ultrapassada na miniaturização do processo de produção, pela sua rival falida.

Curiosamente, neste momento temos várias empresas gigantescas a trocar a Intel pela AMD. E claro está, no mundo dos PCs Desktop e Portáteis, também já é possível ver uma onda de mudança bastante grande, com a grande maioria dos consumidores a preferir produtos AMD.

Para combater tudo isto, a Intel já prometeu a chegada dos 10nm. Mas será que vão chegar a tempo? Será que vamos ver uma Intel a correr atrás do prejuízo’


(Especial) Qual foi a razão para a demora do regresso da AMD? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.