Independentemente da frequência com que são conduzidos ou da manutenção que lhes é feita, os pneus dos nossos automóveis têm um prazo de validade. Em média, a vida útil de um pneu decente varia entre 6 e 10 anos a partir da data em que é produzido. Embora existam muitos maus hábitos que podem acelerar o declínio dos pneus, há um culpado por detrás da deterioração de um pneu. O nome pode assustar e na realidade este perigo escondido pode estar a atacar os seus pneus!
Cuidado: este perigo escondido pode estar a atacar os pneus!
Por mais estranho que possa parecer, a verdade é que se trata de um problema muito perigoso e que dá pelo nome de podridão seca. A podridão seca ocorre quando começam a surgir rasgões ao longo da parte exterior, ou paredes laterais, do pneu, muitas vezes devido à exposição a elementos como produtos químicos nocivos, condições climatéricas intensas ou mudanças extremas de temperatura. À medida que a exposição a estas condições de apodrecimento seco aumenta, é mais provável que o pneu não consiga conter a pressão do ar e fique mais vulnerável a potenciais furos ou rebentamentos em trânsito.
Existem várias formas de os condutores saberem se os pneus do seu automóvel estão a sofrer de podridão seca. Tudo porque os sinais são bastante visíveis a olho nu. A descoloração, as fraturas no padrão do piso ou na parede lateral do pneu ou a sensação de que o material de borracha está endurecido e friável são indicadores-chave da presença de podridão seca. Uma vez que a substituição de pneus pode ser um processo dispendioso e moroso, é sempre melhor atuar preventivamente.
Como evitar
A pressão dos pneus
Uma das causas predominantes da podridão seca dos pneus, para além do desgaste normal, é a pressão inadequada. Quando um pneu não tem pressão suficiente, gera mais fricção e calor enquanto está na estrada. Isto por sua vez, acelera a fissuração e a fragilidade do piso. Em vez de esperar que o símbolo da pressão dos pneus se acenda no painel de instrumentos, efetuar verificações regulares da pressão pode contribuir muito para maximizar a longevidade dos seus pneus.
Tem de saber isto antes de verificar a pressão dos pneus – Leak
Manutenção
Juntamente com a pressão adequada dos pneus, a manutenção adequada também pode ser altamente eficaz na proteção contra a podridão seca. Utilizar soluções à base de água para limpar os pneus é mais vantajoso a longo prazo. Isto porque os produtos químicos agressivos e corrosivos podem acelerar a degradação da borracha e de outros materiais. Evitar a exposição prolongada dos pneus ao calor da luz solar, estacionando o carro em áreas com sombra ou numa garagem, é outra forma de manter a qualidade dos pneus.
Atenção também a isto
Há outras medidas diárias que podem ser tomadas para prolongar a longevidade e a resistência dos pneus. Por exemplo, viajar durante longos períodos com peso excessivo que ultrapasse a capacidade de carga do pneu pode acelerar a taxa de apodrecimento seco e de avaria. Ter em atenção os limites de carga do veículo e dos pneus pode poupar muito tempo e custos a longo prazo. Verificar e rodar os pneus durante as inspeções regulares também é uma forma eficaz de estar atento a quaisquer problemas potenciais antes de estes se concretizarem.
Assim tenha muito cuidado com este perigo que pode estar a atacar em silêncio os seus pneus.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!