ASUS ZenBook Duo Pro OLED: Dois ecrãs num único portátil

Já muitas vezes vim a público dizer que a ASUS é uma das fabricantes mais interessantes do mercado, porque é uma das únicas marcas que tenta ir contra o normal. Ou melhor, que tenta criar as suas próprias tendências, especialmente no mundo dos portáteis, que feliz ou infelizmente, é quase sempre mais do mesmo.

Pois bem, já olhou para a versão Pro do ZenBook Duo? Estamos a falar de um portátil que chega ao mercado com dois monitores, ambos de grande qualidade, para melhorar a sua produtividade ou performance em jogo. A versão Pro, como o nome indica, é a derradeira versão desta inovação da gigante ASUS, e como é óbvio, já tivemos a oportunidade de a testar. Vamos tentar perceber o que vale?

ASUS ZenBook Duo Pro OLED: Portátil que faz tudo, e faz tudo bem!

Especificações Técnicas

  • Ecrã Principal: 14.5” 2880 * 1800 OLED 16:10
  • Ecrã Secundário: 12.7” ScreenPad Plus 2880 x 864 IPS
  • Processador: Intel Core i9-12900H
  • Placa Gráfica: NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti 4GB
  • Memória RAM: 32GB DDR5
  • Armazenamento: 2TB SSD
  • Peso e Dimensões: 32.35 x 22.47 x 1.96 cm // 1.7KG
  • Preço: 2299€ para cima

Que portátil é este?

O ASUS ZenBook Pro Duo OLED é um portátil pensado para os utilizadores mais inteligentes, que não têm medo de experimentar designs inovadores. É acima de tudo uma máquina pensada para os criadores, ou fãs da produtividade. Porquê? Tudo se deve à presença do ecrã secundário de 12.7” ScreenPad Plus, que permite desenhar, permite ter acesso a mais informação, ou permite utilizar toda a tecnologia aqui presente como um simples segundo monitor.

Não é de todo um portátil barato, mas nesta gama de produtos, a realidade é que não existem portáteis baratos. Em suma, é o design que comecei a adorar após ter começado a utilizar o primeiro Duo, agora levado ao máximo das suas capacidades.

Design

Quando fechado, o ZenBook Pro Duo não parece nada de especial. Para um qualquer outro portátil ‘ultrabook’ da ASUS, apenas com o facto de ter várias entradas em todo o seu redor, especialmente na traseira, para melhorar um pouco a conectividade e arrumação. Curiosamente, a entrada HDMI, e a entrada para o carregador proprietário (também é possível carregar através das entradas USB-C) estão ambas na traseira, bem como um leitor de cartões.

Quando aberto… Bem… Começa a magia! O ecrã secundário melhorou muito ao longo dos anos, e à similaridade do ano passado, continua a contar com um mecanismo que o levanta um pouco para melhorar o ângulo de visualização, cooling do portátil, e também saída de som. Porém, ao contrário do ano passado, a imagem chave não está apenas no ecrã secundário. Pela primeira vez, este portátil da ASUS também se parece orgulhar do seu ecrã principal, agora OLED, e por isso, cheio de qualidade de imagem. (Vai até aos 120Hz, o que é pura e simplesmente a cereja no topo do bolo).

Como já disse em cima, este Pro Duo, no campo do design, é apenas o culminar de muitas melhorias que a ASUS tem feito a este design. Claro que continuamos a contar com alguns dos pontos negativos, como é a colocação do touchpad à direita do teclado, o que também mete o próprio teclado numa posição pouco natural. Mas, esses defeitos são apenas uma questão de habituação! Especialmente porque, mais uma vez, a ASUS voltou a equipa o ZenBook Duo com um teclado incrível.

Performance e Bateria

Como já deve ter visto pelas especificações em cima, este portátil é poderoso, e claro, com dois ecrãs, é também uma máquina que vai acabar por gastar um pouco mais de bateria. Ainda assim, é um ultraportátil no verdeiro sentdo da palavra, ao aparecer fino, leve, e com um design chamativo.

A bateria com ambos os ecrãs ligados, com brilho alto, dura cerca 4~6 horas dependendo do uso. Com o ScreenPad Plus desligado, é possível ultrapassar as 8 horas. Mas, como deve imaginar, nunca vai querer desligar o ecrã secundário. Seja para ler e-mails, estar sempre atento ao WhatsApp, Instagram, ou pura e simplesmente controlar o Spotify, este ecrã secundário é um poço cheio de surpresas. Aliás, aparece agora na sua melhor forma de sempre, ao também contar com funcionalidades novas, feitas a pensar em várias apps chave, mais concretamente para a suíte Adobe.

Por falar em Adobe, este portátil oferece um nível de performance próprio da nomenclautra Pro, ao contar com a mais recente tecnologia da Intel, e também da NVIDIA.

Benchmarks:

  • Cinebench R23: 14,802 points
  • GeekBench 6: 2,123 (single-core); 12,231 (multi-core)
  • PCMark 10: 7,084

Conclusão

É um portátil que pessoalmente adoro. Não é uma máquina para qualquer tipo de utilizador, especialmente quando se fala daquele tipo de consumidor que não gosta de mudanças, e quer algo simples, que seja logo fácil de abrir e começar a “bombar”. Mas, se porventura sente a necessidade de meter as mãos em algo diferente, e “melhor”, bem… Nada melhor que olhar para esta alternativa da ASUS.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.