A ROG Ally é muito provavelmente um dos maiores ‘all-in’ da ASUS, desde… Bem… Sempre? A gigante de Taiwan fazer apostar forte e feio na sua consola, ao oferecer um pacote extremamente interessante, e bem construído, a um preço apelativo, a todo o mercado global.
Dito isto, à medida que nos aproximamos da data de lançamento oficial (11 de Maio), estamos a saber mais sobre as diferentes versões da consola. Afinal de contas, além das especificações básicas (Ryzen Z1 + 16GB LPDDR5, SSD NVMe M.2 PCIe 4.0), já sabemos o que tudo isto significa naquilo que realmente interessa… Nos jogos!
ASUS ROG Ally começa nos 599$. Interessado?
Portanto, ao que tudo indica, a versão básica da ROG Ally vai chegar ao mercado a 599$.
Como deve saber, a versão básica é a versão que conta com o SoC Z1 e 256GB de memória. Entretanto, a versão que vai muito provavelmente ser a mais desejada, a Extreme, já sobe para os 699$, e deverá contar com o SoC Z1 Extreme, e 512GB de armazenamento SSD PCIe 4.0.
Qual é a diferença entre o SoCZ1 e Z1 Extreme no final do dia?
SoC Ryzen Z1
- 6 Núcleos Zen 4 (12 threads)
- 4 Núcleos RDNA 3
- 22MB de Cache
- 2.8 TFLOPs
SoC Ryzen Z1 Extreme
- 8 Núcleos Zen 4 (16 Threads)
- 12 Núcleos RDNA 3
- 24MB de Cache
- 8.6 TFLOPs
Bem, a diferença é palpável, porém, até a versão mais básica da ROG Ally vai ser capaz de oferecer um bom nível de jogabilidade, em jogos menos complexos, com uma performance teórica de 2.8 TFLOPs. Entretanto, a versão Extreme já vai oferecer outros luxos, sendo capaz de trazer um sorriso para o rosto dos entusiastas, com a possibilidade de chegar aos 8.6 TFLOPs.
Assim, isto significa que na versão Extreme temos a possibilidade de chegar, ou ultrapassar os 60FPS, em vários jogos a 720p com upscale do RSR (Radeon Super Resolution), como:
- Far Cry 6
- Company of Heroes 3
- Borderlands 3
- Red Dead Redemption 2
- Shadow of the Tomb Raider
- DOTA 2
- Grand Theft Auto V
- Forza Horizon 4
- CS: GO
Entretanto, a versão base fica pelos 30 FPS em muitos destes jogos.
Vale ainda a pena salientar que a ASUS ROG Ally tem 608g (menos 60g que a Steam Deck), tem um ecrã 16:9 1920*1080, com 7 polegadas, capacidade de chegar aos 120Hz, e 500 nits de brilho máximo. Além de tudo isto, temos ainda um sistema de refrigeração com duas ventoinhas, que muito honestamente se assemelha muito aquilo que a ASUS faz nos seus portáteis. Curiosamente, temos ainda a possibilidade de ligar a ROG Ally a monitores externos, e até a placas gráficas dedicadas mobile (eGPU).
O Sistema Operativo é o Windows 11, com software personalizado como o ASUS Armoury Crate.
Em suma, a ASUS ROG Ally chega ao mercado, oficialmente, no dia 11 de Maio.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!