Inicio Ciência Asteróide em forma de caveira passa pela Terra no Halloween

Asteróide em forma de caveira passa pela Terra no Halloween

Um asteróide em forma de crânio que passou perto do nosso planeta há três anos, está de volta e logo a seguir ao Halloween.

A grande abóbora ou a grande caveira?

Batizado com o nome de “A Grande Abóbora” por oficiais da NASA, o asteróide 2015 TB14 vai passar a cerca de 34 milhões de kms do nosso planeta no dia 11 de Novembro.

Apesar de isto parecer uma grande distância não é bem assim. Em termos espaciais é algo relativamente perto. Na prática representa um quarto da distância entre a terra e o sol.

Com cerca de 600 metros de diâmetro, passou pela terra no dia 31 de Outubro de 2015. A distância foi mais ou menos a mesma.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/GSSR/NRAO/AUI/NSF

Um facto interessante é que quando este cometa passou perto da Terra alguma imprensa estrangeira chamou-o de “cometa morto”, devido à sua aparência sinistra.

Um cometa morto mas vestido com um fato de caveira

Na altura uma cientista da NASA afirmou que os dados indicavam que o objeto seria um comenta morto, mas vestido com um fato de caveira, fazendo a alusão ao Halloween.

O TB145 é classificado como potencialmente perigoso devido ao seu tamanho e proximidade com a Terra. No entanto, os astrónomos que têm vindo a acompanhar a sua trajetória, dizem que não qualquer hipótese de colisão.

Depois desta passagem em 2018, a próxima não vai ocorrer antes de 2088.

Têm sido, de facto, muitos os asteróides que têm passado pela Terra.

Estávamos em Maio quando um asteróide – conhecido como 2010 WC9 – passou a cerca de 200 mil kms do nosso planeta e tinha cerca de 130 metros de diâmetro. Na prática foi um dos maiores asteróides que já passou mais perto do nosso planeta.

Este Asteróide que tem o nome de código 2010 A WC9, como o próprio nome deixa adivinhar, foi identificado pela primeira vez em 2010. No entanto, os cientistas só o conseguiram observar durante um mês, não tendo na altura conseguido obter dados suficientes para ficarem a saber quando regressaria.

Inicialmente, os cientistas não tinham certeza se poderia representar, ou não, um perigo. No entanto a possibilidade de impacto foi excluída pelos cientistas e isto continua a ser uma verdade para os próximos 100 anos.

Imagem: José Antonio Peñas/SINC  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Update do Windows 10 vai resolver grande problema dos PCs!

O Windows 10 está a preparar-se para um update que vai resolver um grande problema dos PCs. De facto, é uma situação que se...

Os SSDs vão (finalmente) revolucionar o mundo dos jogos!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão chegar ao mercado equipadas com SSDs super rápidos... Uma tecnologia que já temos no mundo...

Quer conhecer os Jogos PS Plus de Novembro? Veja estas opções!

Os jogos PS Plus têm conseguido impressionar mais os subscritores a cada mês que passa. Sendo que a tendência dos títulos oferecidos é sempre...

É utilizador do Xbox Game Pass? Rainbow Six vai ficar grátis!

Tal como a PS Plus (serviço da PS4 e em breve da PS5), o Xbox Game Pass (da Xbox One, Xbox 360 e em...

(Call Of Duty: Cold War) Hacks no PC estragam o Cross Play!

Apesar de Call Of Duty: Cold War estar apenas disponível em formato beta para as plataformas PS4, Xbox One e PC. A verdade é...