Connect with us

Ciência

Asteróide em forma de caveira passa pela Terra no Halloween

Bruno Fonseca

Publicado a

Um asteróide em forma de crânio que passou perto do nosso planeta há três anos, está de volta e logo a seguir ao Halloween.

A grande abóbora ou a grande caveira?

Batizado com o nome de “A Grande Abóbora” por oficiais da NASA, o asteróide 2015 TB14 vai passar a cerca de 34 milhões de kms do nosso planeta no dia 11 de Novembro.

Apesar de isto parecer uma grande distância não é bem assim. Em termos espaciais é algo relativamente perto. Na prática representa um quarto da distância entre a terra e o sol.

Com cerca de 600 metros de diâmetro, passou pela terra no dia 31 de Outubro de 2015. A distância foi mais ou menos a mesma.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/GSSR/NRAO/AUI/NSF

Um facto interessante é que quando este cometa passou perto da Terra alguma imprensa estrangeira chamou-o de “cometa morto”, devido à sua aparência sinistra.

Um cometa morto mas vestido com um fato de caveira

Na altura uma cientista da NASA afirmou que os dados indicavam que o objeto seria um comenta morto, mas vestido com um fato de caveira, fazendo a alusão ao Halloween.

O TB145 é classificado como potencialmente perigoso devido ao seu tamanho e proximidade com a Terra. No entanto, os astrónomos que têm vindo a acompanhar a sua trajetória, dizem que não qualquer hipótese de colisão.

Depois desta passagem em 2018, a próxima não vai ocorrer antes de 2088.

Têm sido, de facto, muitos os asteróides que têm passado pela Terra.

Estávamos em Maio quando um asteróide – conhecido como 2010 WC9 – passou a cerca de 200 mil kms do nosso planeta e tinha cerca de 130 metros de diâmetro. Na prática foi um dos maiores asteróides que já passou mais perto do nosso planeta.

Este Asteróide que tem o nome de código 2010 A WC9, como o próprio nome deixa adivinhar, foi identificado pela primeira vez em 2010. No entanto, os cientistas só o conseguiram observar durante um mês, não tendo na altura conseguido obter dados suficientes para ficarem a saber quando regressaria.

Asteróide

Inicialmente, os cientistas não tinham certeza se poderia representar, ou não, um perigo. No entanto a possibilidade de impacto foi excluída pelos cientistas e isto continua a ser uma verdade para os próximos 100 anos.

Imagem: José Antonio Peñas/SINC 

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android7 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android8 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto9 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware10 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware11 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android12 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android14 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções15 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...