Este tempo irregular tem levado a muitas constipações e gripes. Ao mesmo tempo tudo isto resulta num nariz a pingar. Assoar o nariz pode parecer uma resposta natural à constipação. No entanto pode ter vários efeitos negativos no seu bem-estar geral. Pode também acabar por irritar o delicado revestimento das suas passagens nasais, causando inflamação e desconforto. Mas há muitos outros perigos.
Os riscos de assoar o nariz
Assim vamos falar sobre os vários riscos de assoar o nariz, pelo menos de forma agressiva. Continue a ler para saber mais sobre a forma correta de o fazer e algumas alternativas que podem ajudar a aliviá-lo nesta época de gripe.
Assoar o nariz com força pode empurrar o muco de volta para os seios nasais, potencialmente piorando a infeção. O uso de força excessiva ao assoar o nariz pode fazer com que o fluido dos seios nasais atravesse a trompa de Eustáquio. Trata-se de uma passagem estreita que liga a parte de trás do nariz ao ouvido médio. Esta pressão acrescida e o líquido podem provocar uma infeção no ouvido. Em casos raros, esta pressão acrescida pode também romper o tímpano. Embora pouco frequente, deve ser tratado como um risco potencial.
Como pode assoar o nariz de forma segura?
Para evitar efeitos negativos, a maioria dos especialistas recomenda uma abordagem suave quando assoa o nariz. Eis como pode fazê-lo corretamente.
Feche uma das narinas, pressionando-a suavemente com um dedo.
O passo seguinte requer que assoe a outra narina para libertar o ar e o muco sem força excessiva.
Pode utilizar um spray salino ou inalar vapor para soltar o muco se o seu nariz estiver demasiado congestionado.
Certifique-se de que utiliza lenços de papel macios e hidratados para limpar as narinas.
Os lenços com ingredientes como o aloé podem ajudar a prevenir a irritação à volta do nariz.
Quais são as alternativas a assoar o nariz?
Uma solução de água salgada pode eliminar o muco, bactérias e outros irritantes. Pode ajudar a aliviar a sua congestão nasal.
Os descongestionantes nasais também podem ajudar a reduzir o inchaço das passagens nasais. Embora permitam uma respiração mais fácil, estes produtos não devem ser utilizados com demasiada frequência.
As compressas quentes e o vapor podem soltar o muco, permitindo-lhe limpá-lo naturalmente sem ter de assoar o nariz.
Se estiver a sofrer de uma constipação prolongada, é aconselhável consultar um médico antes de experimentar estes métodos.