Xiaomi Mi 9 SE

A Light que é uma empresa conhecida por criar câmaras com múltiplos sensores para smartphones, anunciou uma nova parceria com o fabricante chinês de smartphones Xiaomi. Isto significa que, no futuro, teremos um smartphone da Xiaomi com tecnologia Light. Dito de outra forma, é muito provável que as penta-câmaras que se estrearam no topo-de-gama da Nokia, cheguem também aos smartphones da Xiaomi.

A light não fabrica sensores mas faz com que eles funcionem juntos. Esta empresa vai também ligar os sensores das câmaras quando esta tecnologia chegar à Xiaomi. 

É importante destacarmos que a Light não fabrica sensores. O que faz passa pela criação de um software que permite que todos os sensores trabalhem juntos. De facto, a dificuldade nos smartphones com várias câmaras não está na colocação das câmaras. Isso é so arranjar espaço. O difícil é fazer com que todas elas trabalhem em conjunto para criarem algo coeso. Este feito é chamado de fotografia computacional.

Entretanto e apesar desta revelação interessante, nem a Light nem a Xiaomi revelaram a data em que veremos o resultado desta parceria. Tendo em conta que esta parceria está a ser anunciada agora, os produtos finais só deverão chegar ao público no final deste ano ou no início de 2020.

Qualquer que seja o smartphone deverá ter uma enorme potência ao nível da fotografia.

Entretanto o preço deverá ser mais baixo que outros equipamentos semelhantes, a julgar pela estratégia global da Xiaomi.

Já que se falou em penta-câmaras vamos olhar o modelo lançado pela Nokia e que disponibiliza o mesmo sistema da Light.

O Nokia 9 PureView possui cinco câmaras na parte traseira. As cinco têm lentes Carl Zeiss e sensores de 12MP. Dois dos sensores capturam fotos coloridas, enquanto os outros três são monocromáticos e ajudam na profundidade, contraste e exposição.

Todas as imagens capturadas com o Nokia 9 PureView são obtidas em HDR. Entretanto, o Nokia 9 cria imagens com exposição ajustável, mas também com vários graus de bokeh ajustável.

Será mais ou menos isto que devem ter na aposta da Xiaomi.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.