Inicio Especiais As margens nos ecrãs dos portáteis morreram na IFA 2018!

As margens nos ecrãs dos portáteis morreram na IFA 2018!

Nos últimos anos, parece que a IFA se tornou uma feira de portáteis! Claro que não é o palco perfeito para empresa como a Apple ou a Microsoft! Mas para a oferta que normalmente encontramos nas grandes superficies? O evento está inundado destes modelos!

E com todos os portáteis disponíveis no evento, é possível chegar à conclusão que as margens nos ecrãs dos portáteis simplesmente deixaram de existir!

Claro que isto não é uma tendência nova… Afinal de contas, a ‘moda dos ecrãs infinitos’ começou no mercado de smartphones no ano passado! Em que aparelhos como o Essential Phone ou o iPhone X, outrora uma novidade, são agora 2 aparelhos no meio de centenas de telemóveis com ‘monocelhas’.

Aliás, este tipo de ecrã é agora tão comum, que é até suportado nativamente pelo mais recente Android 9.0 Pie! Curiosamente, nos últimos meses até começámos a ver alguns telemóveis que desistem da ‘notch’! Ao implementar câmeras frontais mecânicas, de maneira a aumentar ainda mais o tamanho do ecrã, sem aumentar o tamanho físico do próprio telemóvel.

Pois bem, dito isto, parece que a tendência já chegou aos portáteis! Os novos Acer Swift 7 e Swift 5, a nova linha de portáteis Asus Zenbook, etc… Todos eles partilham um ecrã em que as margens são agora quase invisíveis.

Portáteis

Estes novos portáteis levam a proporção de ecrã/corpo a uns níveis simplesmente nunca antes visto! Com o novo Acer Swift 7 a conseguir uma percentagem de 92%!

No entanto, remover as margens dos ecrãs não é bom apenas para o aspeto destes aparelhos! Pois com margens extremamente reduzidas, é possível meter ecrãs cada vez maiores, sem aumentar o tamanho da máquina em si! O que no mundos dos portáteis, é algo inestimável.

Mas nem tudo são rosas… Pois, enquanto as empresas conseguiram reduzir as margens da parte de cima e dos lados, quase toda a tecnologia que alimenta o ecrã fica agora na parte de baixo! O que significa que a margem de baixo vai ser bem mais complicada de reduzir, um problema que temos visto em alguns smartphones Android, que além da ‘monocelha‘ na parte de cima do ecrã, têm ainda um ‘queixo‘ na parte de baixo.

Em paralelo, temos ainda o problema da Webcam! Pois, tradicionalmente, a câmera é instala na margem superior, e sem esta, as fabricantes tiveram de encontrar uma solução, muitas delas um pouco estranhas…

Em suma, a nova vaga de portáteis torna os antigos computador portáteis algo quase vindo dos anos 80, quase como se fossem uns dinossauros que já ninguém quer.

Portáteis

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Se a Apple quer ajudar o ambiente, basta mudar para USB-C!

A Apple anda a tentar convencer tudo e todos que a remoção do carregador (e EarPods) da caixa dos novos iPhone 12 é um...

(Especial) Vale mesmo a pena comprar uma Soundbar?

Hoje em dia, com a massificação das TVs 4K de grandes dimensões super finas, também é cada vez mais comum encontrar consumidores à procura...

Cuidado! Recebeu e-mail da Segurança Social? Pode ser falso!

Cuidado! Recebeu e-mail da Segurança Social? - Hoje em dia tudo serve para enganar os menos atentos utilizadores da gigantesca Internet... Por isso, se...

Confirmado? A PS5 vai chegar ao mercado com 664GB

Na Leak.pt, já dissemos várias vezes que o armazenamento vai ser um problema sério nas consolas de nova geração, especialmente na PlayStation 5! Afinal...

Estes são requisitos para o armazenamento externo da Xbox Series X!

Como deve saber, as consolas de nova geração vão finalmente apostar no armazenamento ultra-rápido SSD! Ao fim ao cabo, tanto a Sony como a...