AMD confirmou novas placas gráficas de 7nm ainda este ano!


Por em

Com tanto entusiasmo à volta das novas NVIDIA GeForce RTX baseadas na arquitetura ‘Turing’ de 12nm, que prometem um aumento de performance à volta dos 40-50%… Parece que uma notícia acerca de umas supostas AMD Radeon passou despercebida!

AMD Confirmou que irá lançar novas placas gráficas de 7nm ainda em 2018!

No início da semana passada, a AMD confirmou através de um comunicado de imprensa, e depois mais tarde a CEO também reiterou num entrevista à ‘Marketwatch’, que a empresa está a planear o lançamento da primeira placa gráfica de 7nm do mundo, ainda este ano! Isto enquanto os primeiros processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm, apenas ficarão disponíveis no próximo ano.


AMD Placas Gráficas 7nm

“O próximo grande marco da AMD vai ser a introdução dos seus primeiros produtos de 7nm! Incluindo os primeiros produtos baseados na nova arquitetura ‘Zen 2’, e ainda a nova arquitetura ‘Navi’ para placas gráficas.

Aliás, até já temos algumas linhas de produção a todo o gás na TSMC, incluindo o nosso primeiro GPU de 7nm, com lançamento planeado para 2018, e o nosso primeiro processadores para servidores de 7nm, que deverá ser lançado em 2019.”


Dito isto, a empresa já tinha demonstrado que estava a trabalhar num GPU de 7nm na Computex, que tem estado em amostragem desde aí! GPU que deverá ficar disponível para compra ainda este ano!

Baseada na arquitetura ‘Vega’, agora fabricada com o processo de 7nm, as novas placas prometem impressionar!

Em paralelo, o novo GPU suporta agora instruções IA intrínsecas, e conta com quatro chips HBM2 de 8GB numa interface de memória de 4096-bit para um total de 32GB de memória de vídeo.

A AMD Vega de 7nm é um autêntico monstro! – 1.25x o potencial de computação com metade do tamanho de um chip ‘Turing’!

Enquanto a empresa não revelou especificações detalhas acerca do novo GPU… Podemos esperar cerca de um 1 Terabyte de largura de banda, frequências mais altas… E claro uma eficiência significativamente mais alta, graças aos 7nm!

  • Que aparentemente permitiu à AMD extrair 20.9 TFLOPS(!) de poder computacional de um chip Vega de 2nm!

Similarmente, a CEO da AMD, confirmou na Computex, que a empresa iria levar placas gráficas de 7nm ao mercado Gaming! No entanto, não mencionou quaisquer outros detalhes. O que levou ao aparecimento de vários rumores e especulação acerca de uma suposta placa gaming baseada na arquitetura ‘Vega’ de 7nm… Ou se os jogadores terão de esperar pela sucessora ‘Navi’ que só chegará no próximo ano.

Em suma, a AMD tem mantido as suas cartas bem escondidas! Contudo, se estas ‘Vega’ de 7nm forem tudo aquilo que prometem, talvez ainda tenhamos uma boa surpresa em 2018.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

As margens nos ecrãs dos portáteis morreram na IFA 2018!

A Nintendo Switch ultrapassou as vendas da Wii U em menos 2 anos!

Seguinte