As baterias dos smartphones estão finalmente a crescer! Mas…

As baterias dos smartphones estão finalmente a crescer! Mas… – Como já deve ter reparado, as fabricantes de smartphones estão finalmente a focar-se naquele que é o grande calcanhar de Aquiles do mundo dos telemóveis… A fraca autonomia da bateria.

Dito isto, na minha opinião, as grandes marcas do mercado sempre se preocuparam primeiramente com o design e apenas depois com a colocação da bateria. Como foi o caso do iPhone durante vários anos, bem como alguns smartphones Galaxy S do passado.

O objetivo sempre foi ter o smartphone mais sexy e fino do mercado!

No fundo, estamos a falar do clássico “Design 1st, functionality later!” Algo que era realmente interessante, especialmente quando a bateria acabava a meio do dia, e o telemóvel se transformava no tijolo inútil mais sexy e fino do mercado.

No entanto, parece que depois de anos de queixas, as fabricantes finalmente perceberam que ninguém se importa em ter um aparelho um pouco menos fino e um pouco mais pesado, desde que aguente um dia inteiro (ou mais) de utilização exigente!



Para perceber esta nova tendência, basta olhar para os mais recentes iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max, que se tornaram um pouco mais pesados e mais grossos. (Algo que os utilizadores adoraram! Basta olhar para o sucesso no mercado dos novos smartphones da Apple)

Dito tudo isto, dou um grande bem haja à Huawei que anda há vários anos a apostar na bateria e carregamento rápido, bem como à ASUS, que apresentou dois smartphones topo de gama com uma bateria brutal, o ZenFone 6 (5000mAh) e o ROG Phone 2 (6000mAh).

No entanto, agora que as baterias dos smartphones estão finalmente a evoluir e a crescer… Temos uma nova funcionalidade que ameaça ‘matar’ todos os mAh extra!

ROG Phone 2 ecrã
ASUS ROG Phone 2 com um ecrã OLED de 120Hz

Portanto, como também já deve ter percebido, temos uma nova funcionalidade bem interessante no mundo dos smartphones, que curiosamente, é uma das bandeiras do mundo do PC Gaming… Os ecrãs OLED com elevadas taxas de atualização (Hz)!

Afinal, já temos no mercado vários smartphones com esta novidade, como é o caso dos OnePlus 7, 7T, ROG Phone 1/2, Oppo Reno, etc… Aliás, o ROG Phone já eleva esta taxa para os 120Hz. O que é simplesmente fenomenal, e todos os dias me mete um sorriso no rosto quando jogo Call of Duty Mobile ou Dragon Ball Legends.

Na minha opinião, é algo que se vai tornar ‘mainstream’ já no próximo ano. Aliás, o que não faltou na Internet em 2019 foram leaks a sugerir a implementação desta tecnologia nas ofertas da Samsung, Huawei e Apple, que são sem grandes dúvidas, as grandes do mercado.

Mas claro está, tudo isto vai com toda a certeza ter um impacto sério na autonomia das atuais baterias! Será que vale a pena?

No caso do ASUS ROG Phone 2, a coisa nem é tão evidente, quando temos uma super bateria de 6000mAh a alimentar a máquina. Mas quando as marcas do top 3 começarem a implementar esta funcionalidade, é bem provável que este tipo de bateria não entre nos planos da equipa responsável pelo design.

O que acaba por levantar a questão… Será que vale a pena? Prefere mais Hz ou mais autonomia?


As baterias dos smartphones estão finalmente a crescer! Mas… – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Prefere os 90/120Hz, ou uma super autonomia? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Em 2022, apenas um iPhone vai chegar ao mercado sem 120Hz

A gama de smartphones iPhone 13 foi apresentada na semana passada, com os dois novos modelos 'Pro' a finalmente trazerem o tão desejado ecrã...

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!