Inicio Especiais Que quantidade de armazenamento precisa num smartphone?

Que quantidade de armazenamento precisa num smartphone?

Que quantidade de armazenamento precisa num smartphone? – Hoje em dia, a grande maioria das pessoas passa mais tempo a mexer no smartphone, do que em frente ao seu PC.

É afinal um equipamento que está quase sempre connosco, e que usamos para as mais variadas funções, inclusivamente para o consumo de música e vídeo em alta definição. Já para não falar na captura de imagens e vídeo, com os cada vez melhores sistemas fotográficos.



O que acaba por levantar uma questão… Quantos GBs de armazenamento são realmente necessários num smartphone?

de armazenamento

Afinal de contas, estamos muito longe do tempo em que um smartphone chegava ao mercado com 4 ou 8GB de memória interna. Hoje em dia, qualquer smartphone ‘decente’ tem pelo menos 32GB de memória, com as versões ‘base’ de qualquer topo de gama a contarem com pelo menos 64 ou 128GB de memória.

Isto já para não falar das muitas versões com 512GB ou até 1TB de armazenamento! Mas será que isto faz sentido? Será que existem utilizadores a tirar tantas selfies, que precisam desta enormidade de espaço? Vamos tentar perceber!

O que ocupa a maioria da memória de um smartphone? 

de armazenamento

Primeiramente, temos o sistema operativo que poderá ocupar entre 5GB a 15GB de memória interna (Depende do fabricante).

Posteriormente temos os jogos, que apesar de não ocuparem 50 GB ou mais como num PC. Já existem vários títulos a chegar e até a ultrapassar a marca do 2GB. (Metal Gear Rising chega a ocupar 5GB!). No entanto, a maioria dos jogos irá ocupar apenas algumas centenas de MBs. Assim, se tiver 4 ou 5 jogos mais elaborados e depois vários jogos mais simples, podemos contar com 10-15GB de memória só para jogos.

Além destes grandes culpados, temos também a captura de vídeo, que com a qualidade das câmeras existentes, torna a resolução 4K bastante apelativa para os consumidores. O que por sua vez, irá exigir bastante armazenamento. Contudo, neste campo temos a ‘Cloud’ que nos permite guardar fotos e vídeos sem grandes problemas. Nomeadamente o Google Fotos, que com a sua opção de armazenamento ilimitada, é simplesmente um ‘must have’ em qualquer smartphone. (Vamos contar com 15GB)

Ainda temos as clássicas fotografias! Afinal, hoje em dia, num smartphone ‘premium’ uma fotografia ocupar 4/5MB não é surpreendente. Por isso, se tiver 500 fotos ou mais, o número de GBs necessários irá aumentar muito rapidamente. (Vamos contar com 4GB)

Temos ainda a música, que claro poderá ser ouvida apenas por streaming. Mas ainda há quem prefira ter as suas playlists disponíveis no seu aparelho, em vez de contar com serviços extra. (Vamos contar com 2GB)

E por fim, as restantes Apps que irá com toda a certeza instalar no seu smartphone.

Em suma, um utilizador exigente, irá precisar de pelo menos 64GB/128GB, para estar mais ou menos à vontade.

Então, porque é que temos tantos modelos com 512GB ou mais de memória interna?

de armazenamento

Na verdade, a memória irá sempre depender do uso que cada um dá ao seu smartphone. Se por acaso tem um grupo no WhatsApp sempre a mandar vídeos engraçados, gosta de fazer download de várias séries e filmes para ver em viagens, ou simplesmente no sofá da sala. É provável que os seus requisitos sejam bastante mais altos que o mais comum dos mortais.

Portanto, é algo que vai ter de ter em conta, quando chegar a altura de trocar de smartphone.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

PayPal entra no mundo da criptomoeda e agita o mercado!

O PayPal anunciou na quarta-feira que vai entrar no mercado da criptomoeda. Dito isto, os clientes vão poder usar criptomoedas para fazerem compras na...

Google Play Music: o fim chega mais cedo do que se esperava!

Não é propriamente uma novidade. É o fim para o Google Play Music que já começou a fechar portas e de facto quem ainda...

É oficial! Os novos Mate 40 e Mate 40 Pro foram lançados!

(Em atualização) A Huawei está obviamente a passar um mau bocado, no entanto, isto não parece significar que a empresa tenha obrigatoriamente de deixar...

Última Hora! Um SSD de 500GB para a PlayStation 5 custa 115€

Ao que tudo indica, a Sony vai aproveitar o lançamento da PS5 para vender SSDs 'debaixo' a sua própria marca. Afinal de contas, caso...

Novo sistema de condução da Tesla é impressionante! Veja!

A Tesla lançou um grande e novo update para o software de condução automática. Dito isto, algumas pessoas já lhe conseguiram deitar a mão...