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Aquaplanagem: há uma coisa que não pode mesmo fazer!

Em dias de chuva, a aquaplanagem – quando se conduz sobre água suficiente para que os pneus do carro percam a tração na estrada e se perca a aderência para guiar, travar e acelerar – é o pior medo de qualquer condutor. No entanto isto não significa que seja necessariamente a morte do artista. Assim para que não tenha problemas há uma coisa que não pode mesmo fazer!

Aquaplanagem: há uma coisa que não pode mesmo fazer!

Quando se trata de aquaplanagem nenhum condutor quer estar nesta posição. Mas se o pior acontecer e um dos seus pneus – ou todos eles! – estiver a aquaplanar, há uma coisa que pode fazer para não piorar as coisas.

O maior erro é entrar em pânico e carregar nos travões

Quando o seu carro está a derrapar fora do seu controlo, é normal sentir medo. Mas lembre-se de manter a calma. Mantenha um aperto firme no volante e tire lentamente o pé do acelerador sem travar até os pneus recuperarem a tração.

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O grande erro é um movimento repentino, como sacudir o volante ou travar

Quando voltamos ao asfalto seco, as rodas estão viradas. Agora, de repente, temos aderência e o carro inclina-se para a esquerda, e é por isso que não queremos virar.

Como agir

O objetivo é recuperar a tração por baixo dos pneus o mais rapidamente possível. Isso significa não tirar as mãos do volante e manter-se alerta.

Se um dos pneus traseiros começar a aquaplanar e o carro deslizar para a direita, vire para a derrapagem e vire para a direita para tentar restabelecer a tração. Basicamente, está a impedir o carro de andar à roda”, afirmou.

Travar a fundo não é apenas inútil em caso de aquaplanagem – pode fazer com que os travões bloqueiem, o que não será útil quando recuperar o controlo sobre os pneus.

Se bloquear os travões e estiver a ir um pouco para o lado e depois voltar a bater no pavimento… pode capotar.

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Como reduzir as hipóteses de hidroplanagem

Se o seu carro estiver em hidroplanagem, pouco pode fazer até os pneus restabelecerem a tração, razão pela qual os especialistas dizem que é melhor evitar estar nessa posição.

Monitorizar a pressão dos pneus.

Os pneus corretamente cheios e com uma boa profundidade do piso são a forma número um de evitar a hidroplanagem.

É mais difícil para a água passar pelas ranhuras de um pneu careca e com pouca pressão. Por isso, não ignore os avisos do seu sistema de controlo da pressão dos pneus.

Tenha muito cuidado no início das tempestades.

Tem mais hipóteses de sofrer uma aquaplanagem nos primeiros minutos de uma tempestade do que no meio dela, especialmente se não tiver chovido durante algum tempo. É que todo o óleo deixado na estrada pelos carros flutua sobre a água e tornam a superfície especialmente escorregadia.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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