Estas apps estão a ouvir tudo o que se passa em sua casa!

Quando a pandemia começou a ganhar cada vez mais força, várias pessoas descobriram os benefícios do tele trabalho e utilizaram várias apps para esse efeito. Graças a elas é possível fazer-se apresentações, colaborar, ter reuniões entre muitas outras coisas. Foi também nessa altura que descobriram o botão mute que dá muito jeito para não haverem elementos externos a incomodarem o trabalho. Mas afinal de contas o botão mute que está presente em várias aplicações podem estar a deixá-lo em risco. Mais do que isso, mesmo que recorra a essa função a maioria das apps continua a ouvir tudo o que se está a passar em sua casa. Esta informação caiu que nem uma bomba, pois a maioria das pessoas julgavam estar seguras através deste botão.

Estas apps estão a ouvir tudo o que se passa em sua casa!

É uma informação preocupante. De facto, um novo estudo revelou que muitas das principais aplicações de chamadas de vídeo continuam a ouvir áudio mesmo quando temos o botão mute ativo. Isto significa que continuam a recolher dados quando menos esperamos.

- Publicidade -

ouvir casa

De facto, os Investigadores da Universidade de Wisconsin Madison investigaram muitas aplicações de video conferência diferentes para verificarem o acesso ao microfone mesmo silenciadas.

Um dos responsáveis pela investigação revelou que “na grande maioria dos casos, quando se colocam as apps em mute, elas não abdicam do acesso ao microfone.

“E isto é um problema. É que quando estão no silêncio, as pessoas não esperam que estas aplicações recolham dados.”

Os investigadores começaram por perguntar a 223 utilizadores de video chamadas se entendiam o que o botão mute faz. A maioria deles acredita que as aplicações não devem ser capazes de recolher dados quando estão definidas para silenciar.

A equipa investigou então como funciona o botão de mute e descobriu que as aplicações em questão recolhem “dados áudio” do microfone mesmo com o mute ativado. Depois essas informações são enviadas para um servidor remoto.

Com elas conseguem perceber na perfeição o que se está a passar à volta. Ou seja, se a pessoa enquanto está numa apresentação, ou reunião, está a cozinhar, comer, limpar a casa, ou outro coisa qualquer. De facto, o sistema de inteligência artificial que analisou os dados foi capaz de determinar com 82% de precisão o que as pessoas estavam a fazer.

Entretanto apesar dos responsáveis pela investigação não terem confirmado quais as aplicações que utilizaram, acreditam que isto levanta preocupações de privacidade. Assim, no caso da câmara é possível tapá-la ou arranjar outro sistema qualquer. Com os microfones torna-se muito mais complicado.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.