Continuam a existir centenas de alternativas, mas, durante muitos anos, o Fire TV Stick da Amazon foi um dos aliados preferidos de quem queria aceder ao gigantesco mundo da IPTV pirata de forma rápida e discreta.
Um aparelho pequeno, barato e fácil de configurar, por isso, tornou-se presença habitual em muitas casas, seja cá dentro ou lá fora. Mas, ao que tudo indica, parece que a festa pode estar a chegar ao fim.
Apps de IPTV bloqueadas? As grandes não andam a dormir!
A pirataria de canais premium está a um nível que nunca antes se viu. Por isso, o cerco ao IPTV Pirata está também a mudar! Como prova disso, a Amazon começou finalmente a apertar o cerco e já está a bloquear algumas das apps mais conhecidas usadas para aceder a conteúdos piratas nos seus dispositivos.
Exemplos como o Flix Vision ou o Live NetTV foram banidos, com os utilizadores a receberem agora um aviso de segurança ao tentar abrir estas apps. Porquê? Segundo a Amazon, estas aplicações representam um risco para os dados pessoais ou para o bom funcionamento do equipamento.
Não é só a pirataria que está na mira
Curiosamente, a Amazon também está a bloquear outras apps como a Ocean Streamz e a Blink Streamz, que não estavam necessariamente ligadas à IPTV, mas que permitiam contornar o ecrã inicial do Fire TV.
Algo curioso, porque é no ecrã inicial que a Amazon mostra os seus anúncios. E claro, se há menos publicidade, há menos receita.
Porém, a verdade é que muitos destes APKs alternativos têm código suspeito, o que pode mesmo pôr em causa a segurança dos dados dos utilizadores. Por isso, não são ações apenas anti-consumidor.
E agora?
Apesar desta ofensiva, ainda existem dezenas de outras apps disponíveis fora da Appstore da Amazon que continuam a funcionar. Ou seja, isto está longe de ser o fim da IPTV pirata no Fire TV Stick. Mas é, sem dúvida, um sinal claro e assustador para os consumidores deste tipo de conteúdo.
A Amazon está atenta, e certamente que vamos ver outros grandes nomes a seguir o mesmo caminho. O jogo do gato e do rato pode estar a apertar.