Inicio Apple Apple prepara atualização para resolver problema com a Qualcomm

Apple prepara atualização para resolver problema com a Qualcomm

A Apple acredita que pode resolver alguns dos problemas legais com a Qualcomm através  de um update para o iOS. No entanto, a Qualcomm não desiste de banir iPhones na China.

A Qualcomm ataca, a Apple contra-ataca

De facto, agora que o fabricante de chipsets conseguiu bloquear a venda de determinados modelos em território Chinês, a Apple resolveu contra-atacar. Assim, a solução pode estar num update para o iOS. Ele pode acabar com os aspetos que podem estar a causar eventuais infrações. A propósito disto um porta-voz da Apple referiu que na próxima semana vão lançar uma nova atualização, apenas para iPhones na China que vai resolver o problema relacionado com duas patentes.

As patentes envolvem imagens e a gestão de aplicações

As patentes em questão estão relacionadas com a forma como as imagens são redimensionadas e como as aplicações são geridas. A Apple está a alegar que o iOS 12 não infringe nenhuma das patentes, conforme reclama a Qualcomm. Para além disso, mesmo que o gigante da maçã force todos os utilizadores do iPhone na China a atualizarem para a nova versão do iOS, a Qualcomm continua à procura de um acordo.

a Qualcomm

Ainda assim, a Apple contra-ataca e afirma que um acordo com o fabricante de chipsets pode ser mau para o mercado de dispositivos móveis chinês. Eventualmente os acordos de licenciamento e os royalties de patentes pagos à Qualcomm podem sair do controlo se houver a imposição de um acordo.

Este problema está para durar

No entanto, este problema não vai ser resolvido muito depressa. É que tem havido um rol de acusações entre as duas empresas. Exemplo disso, são o roubo de segredos comerciais até à violação de tecnologias de processadores. O que importa destacar é que a Qualcomm não parece mesmo querer desistir.

Esta empresa está também atrás dos parceiros de produção da Apple para pararem de produzir iPhones que estão a violar as patentes.

Apesar das alegações da Apple de que versões específicas do iOS não infringem patentes, a Qualcomm virou agora armas e bagagens para o iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR, todos fornecidos com o iOS 12 instalado.

Resumindo e concluindo, mesmo depois da Apple enviar a atualização para os iPhones chineses, os problemas vão continuar. Assim, a Qualcomm vai continuar a bater o pé. Claro que isto vai favorecer os concorrentes da empresa americana. É que a Huawei, Xiaomi e Samsung querem dominar totalmente o mercado na China.

O que acham desta guerra? Mas afinal, quem terá razão? Contem-nos tudo nos comentários. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...

O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair...