Muito se tem vindo a falar do processador M3, mas, tal como o M2 antes de si, este não vai ser nunca o rei da festa. Essa honra está guardada para o M3 Pro e M3 Max, dois processadores que deverão impressionar forte e feio no campo da performance e eficiência.
Apple M3 Pro: 3nm e muita e boa performance
Portanto, o que muda? É simples, vamos ter mais núcleos no CPU, mais núcleos no GPU, e mais memória integrada. Dito isto, de forma mais concreta, o M3 Pro vai chegar ao mercado com um CPU de 12 núcleos (6 núcleos de performance + 6 núcleos de eficiência), um GPU com 18 núcleos, e 36GB de memória integrada. Isto significa mais 2 núcleos de eficiência, mais 2 núcleos no GPU e mais 4GB de memória.
Os próximos modelos topo de gama de MacBook e iPad da Apple poderão incluir o processador M3 Pro, que deverá oferecer melhorias significativas em relação ao seu antecessor. Espera-se que o novo chip tenha mais núcleos de CPU e GPU e mais memória integrada.
Entretanto, o M3 Max deverá ter 14 núcleos no CPU e 40 núcleos no GPU. Com alguns rumores a apontar para 28 núcleos no CPU e 80 núcleos no GPU para um potencial M3 Ultra.
Todos estes processadores deverão baseados no processo de 3nm da TSMC. Porém, o SoC M3 deve continuar a ser baseado nos 4nm, com a Apple a dar prioridade ao SoC dos próximos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
A Apple começa a ter alguma rivalidade neste campo!
Entretanto, apesar do sucesso de toda a gama M, a verdade é que tanto a Intel como a AMD já começam a ter processadores muito ao estilo daquilo que a Apple tem trazido para o mercado. A Apple precisa de voltar a inovar, e a impressionar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!